Bem-vindos ao Espaço Cultural!  

 

Filomena Embaló


 Filomena Embaló


28.10.2007

Compreender um povo, uma sociedade, implica conhecer a sua essência, isto é, a sua Cultura. Herança forjada e transmitida ao longo dos séculos, de geração em geração, a Cultura, no seu sentido lato, compreende a forma de organização e uma sociedade com as suas leis e instituições, os seus valores, costumes, crenças, conhecimentos e aptidões. 
 

Por ser o fruto de uma vivência, ela não é estática, seguindo a evolução do grupo a que pertence e apresentando características  e manifestações específicas em cada momento da sua História. No entanto, resultado de um processo histórico, ela pode ser também factor ou freio ao desenvolvimento da sociedade. Factor, quando a sociedade que lhe é subjacente dispõe das capacidades, meios e instrumentos conducentes ao desenvolvimento e freio na ausência dos mesmos. Daí a importância primordial da necessidade de se conhecer a Cultura de um povo quando se pretende organizar o seu desenvolvimento. Com efeito, este, para que seja efectivo, deverá ser assumido e gerido pela própria população beneficiária que deverá dispor das competências indispensáveis ao domínio dessa gestão. Por conseguinte, a Cultura, tal como definida anteriormente, deve ser uma referência incontornável a ter-se em conta, quando se definem políticas de desenvolvimento. Por outro lado, pelo retorno que pode ter sobre a sociedade, ela deve também ser objecto desse desenvolvimento que deverá pautar pela melhoria das suas componentes.  
 

É através das diferentes formas de expressão da Cultura que se revela o âmago de uma sociedade. A literatura, as artes, a música, entre outras, são algumas dessas manifestações que surgem como instrumentos através dos quais expõem-se sensibilidades, dão-se formas e cores aos sonhos e estes caminhos à vida... 
 

O objectivo deste espaço, ao qual queremos dar uma dinâmica interactiva, é duplo.  
 

Por um lado, é o de dar a conhecer a Guiné-Bissau através da sua Cultura pondo em destaque  algumas das suas manifestações. Assim, através das diferentes secções, pretendemos trazer aos leitores, como também aos curiosos da cultura bissau-guineense, informações e pistas para estudos mais aprofundados sobre a literatura, as artes plásticas, a música, o cinema e as artes cénicas.  
 

Por outro lado, este espaço, através da sua página editorial, quer-se também como um espaço de reflexão sobre a Cultura e a sua interacção com os diferentes sectores de uma sociedade em movimento, num mundo confrontado cada vez mais com os desafios incontornáveis da globalização.

 

O espaço cultural está aberto a todos quantos queiram dar a sua contribuição, quer com criações próprias nas diversas áreas, quer com reflexões sobre os mais variados temas à volta da Cultura. As sugestões, opiniões e críticas são também desejadas e bem-vindas e reservamos aqui um espaço para o efeito.  
 

Reunindo os nossos esforços, iremos, pouco a pouco, desenvolver este espaço que é de todos nós, completando-o e adaptando-o às nossas capacidades participativas, mas conjugando sempre a nossa Cultura no plural!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org