Auditoria...?!Crie-se uma comissão independente! 

 

 

A recente decisão do Conselho Nacional de Transição de efectuar uma auditoria às contas do Estado guineense durante a presidência de Kumba Yalá e sob a governação de Mário Pires, no período entre Dezembro de 2002 e Setembro de 2003, como forma de dar, aos guineenses  e à Comunidade Internacional, uma imagem de credibilidade e transparência na gestão dos fundos públicos, pode vir a cair em saco roto, ou virar o feitiço contra o feiticeiro.

 

Começo por interrogar, qual o papel das instituições judiciais, nesta fase de transição, em função das competências do próprio Conselho Nacional de Transição? Qual é o papel do Supremo Tribunal de Justiça, da Procuradoria-Geral da República, dos vários Tribunais, entre eles o Tribunal de Contas...?!

 

Como falar em transparência, quando este governo de transição e o próprio Conselho Nacional de Transição, englobam, no seu seio, personalidades que estiveram no activo no período a abranger pela auditoria? Porque resumir a má governação num único período, quando Kumba Yalá foi eleito em 2000 e, durante a sua presidência, o país teve vários governos, com remodelações constantes, até se chegar ao golpe de Estado de 14 de Setembro?

 

Porquê um militar a presidir à comissão especializada do CNT para os assuntos económico?!

 

Muitas interrogações, é certo, mas esta iniciativa cheira-me a tentativa de "limpeza das bases de dados", ou seja, de ter acesso a tudo que é documentos e, por conseguinte provas, destruindo tudo que possa ser comprometedor para quem continua no sistema, antes que haja eleições e alguém se lembre de acusar A, B, C, ou D...

 

Sem provas, não se pode legitimar uma acusação. Entretanto, estão já encontrados, à partida, dois culpados por toda a situação de desgovernação na Guiné-Bissau: Kumba Yalá e Mário Pires. Por isso, espero para ver se esta iniciativa dará frutos, pois tanto Kumba Yalá, como Mário Pires, terão em instância própria, a possibilidade de se defenderem...Por isso digo, não vá o feitiço voltar-se contra o feiticeiro...  

     

Fernando Casimiro (Didinho)

    

23-11-2003 14:50

 

  A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...

 

Ler, Reflectir, Transmitir...Esta é a mensagem.

 

www.didinho.org