CASOS CLÍNICOS: AS VÁRIAS FACETAS DA EMBOLIA PULMONAR

 

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

08.04.2008

 

Caso 1

 

Uma senhora de 55 anos foi admitida com dores, edema na perna esquerda e dispneia. A história é pertinente só pela obesidade mórbida.

Exame físico na Urgência: Taquicardia (120/MN) e ligeira Hipoxia.

O sonograma (Doppler Ultrasound) - Figura 1 mostrou um Trombo (Clot) na veia Femoral esquerda.

O TAC (Spiral CT), mostrou embolia na artéria pulmonar direita - Figura 2.

 

Foi iniciado tratamento com Enoxiparina (Lovenox) e Warfarina.

A estadia no Hospital foi sem incidentes e a senhora regressou à sua casa após 7 dias de internamento.

 

 

Caso 2

 

 Uma senhora de 47 anos, com historial de Sarcoidose, foi admitida com dores do peito e dispneia. Nos serviços de Urgência, devido à dispneia foi entubada. O TAC mostrou um TROMBO na artéria pulmonar direita - Figura 3.

O sénior do Internato Complementar telefonou-me e na altura a pressão arterial estava a 70/40; ela iniciou os fluidos intravenosos e Dopamina; na altura, aconselhei-a a iniciar tratamento com Trombolítico (Tpa).

A doente resistiu por 8 horas, mas teve paragem cardíaca (actividade eléctrica sem pulso), fizemos ressuscitação cardiopulmonar, mas ela não sobreviveu.

 

 

Caso 3

 

 Uma senhora de 79 anos de idade foi diagnosticada com embolia pulmonar e trombose venosa profunda, em Kingman (Arizona); o tratamento foi iniciado com Heparina, mas ela começou a sangrar e teve que ser enviada ao nosso hospital para a inserção de um filtro na veia cava inferior.

Depois de estabilizada, devido ao volume do abdómen (parecia grávida), fizemos um TAC que revelou uma massa enorme no ovário esquerdo - Figura 4.

Tivemos uma "pequena guerra" com os ginecologistas: Quando os Internos lhes telefonaram, vieram examinar a doente e disseram: Têm que extubar a doente e depois fazemos a cirurgia. A minha resposta foi: As pressões nas vias aéreas estão muito altas (mais de 45) devido ao tamanho do tumor e vai ser impossível extubar a paciente.

A doente foi operada ontem, foi-lhe removida o tumor que pesava 25 quilos. O ginecologista telefonou-me às dez da noite todo entusiasmado: "Tudo correu bem; as pressões nas vias aéreas baixaram para 20 a 25".

Provavelmente vamos extubar a doente hoje.

 

A Embolia Pulmonar é uma das condições que mais falhamos ao diagnosticar e tem um índice elevado de mortalidade, caso não seja diagnosticada e tratada.

Na maioria dos casos, o Trombo origina-se numa das veias dos membros inferiores - Trombose Venosa Profunda (pessoas sedentárias, obesas, longas viagens de carro sem parar para "esticar as pernas", ou longas viagens de avião.

Geralmente, quando uma pessoa tem Trombose Venosa dos membros inferiores, queixa-se de: dor e edema, inchaço.

Se tem Embolia Pulmonar, pode-se queixar de quase tudo: dor de peito, tosse, dispneia, etc.

 

Testes de Diagnósticos mais usados: VQ Scan (Scan de ventilação e perfusão). Actualmente, o Teste mais usado, quando se tem meios, é o TAC (Spiral CT).

 

Tratamento:

Se o doente está instável (Hipoxemia, Hipotensão), na maioria dos casos, a não ser que haja contra-indicação, usa-se um Trombolítico (Tpa) : 100mg a correr em duas horas e continua-se com Heparina/Enoxiparina e Warfarina. 

 

Se o doente está estável: Heparina/Enoxiparina e Warfarina.

 

Se o doente começa a sangrar como nos casos acima mencionados, deve-se parar como tratamento de(Heparina/Enoxiparina/Warfarina), e fazer-se a inserção do filtro na veia cava inferior.

 

Convido-vos a ler artigos recentes que fazem revisão dos últimos dados sobre o tratamento da Embolia Pulmonar.

 

 Nota: Na doente do caso 2, penso que, devido à pré-existência de Sarcoidosis no estádio 3 a 4 contribuiu imenso para a instabilidade. Igualmente penso que o motivo da paragem cardiorespiratória é que provavelmente atirou mais êmbolos das pernas para os pulmões (por isso, alguma da literatura recente aconselha, em alguns casos, no tocante a casos de instabilidade, mesmo com anticoagulação, também se deve colocar o filtro. Assunto controverso mas, a considerar...


 

 

Embolia Pulmonar


 

Tumor de Ovário


 

 

Trombose Venosa


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org