Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

08.08.2010

Fernando Casimiro (Didinho)De hoje, 08.08.2010 a 04.09.2010 os leitores do site www.didinho.org podem responder a 3 questões que achei por bem partilhar com potenciais futuros sócios da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

As respostas a essas 3 perguntas servirão para avaliar a sensibilidade de cada um no tocante às questões colocadas, mas não serão determinantes nesta fase de criação e implementação da Associação. Depois da legalização da Associação e na primeira reunião ordinária da Assembleia-Geral, um ano depois, os sócios poderão decidir o que bem entenderem sobre a Associação, na qualidade de donos da Associação. Contudo, para que se consiga lá chegar, importa deixar trabalhar quem está a estruturar todo o processo com a colaboração dos que realmente se identificam com os propósitos da Associação.

A Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, é bom que se tenha em conta, é a fase seguinte do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, fundado a 10 de Maio de 2003, por mim, Fernando Casimiro (Didinho).

O promotor da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO, é o fundador do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO.

Por diversas vezes lancei o repto aos leitores sobre o passo seguinte do Projecto CONTRIBUTO.

Por diversas vezes poucos foram os que responderam ao repto lançado.

Não quis ser injusto, nem incoerente, por isso, não convidei os meus familiares ou amigos do local de trabalho para constituirmos a Associação, mas se quisesse, poderia tê-lo feito, qual era o problema?!

Quando tive que decidir, convidei pessoas afectas ao Projecto (pessoas que, tal como eu, ao longo dos anos têm dado a cara nesta tarefa de consciencialização dos guineenses) para juntos formarmos a Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

Elaborei os estatutos; a lista dos sócios fundadores e também designei os membros dos órgãos sociais.

Todos tiveram a possibilidade de ler os estatutos, de sugerir alterações, de discordar com alguma passagem etc.

Todos ficaram a conhecer o Objecto Social da Associação.

No dia da reunião da Assembleia Constituinte, realizada a 25.04.2010, numa explicação mais detalhada sobre o funcionamento da Associação, deu-se conta que 1 dos membros dos órgãos sociais não concordava que o  site www.didinho.org fosse o site da Associação.

A pessoa sugeriu a criação de um novo site para a Associação e que o mesmo não permitisse a publicação de artigos de opinião, para que não houvesse responsabilizações dos membros da Associação face aos artigos de opinião publicados no site da Associação.

Expliquei que, em primeiro lugar, todos deviam saber que a Associação ora criada era a passagem do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, com 7 anos de existência e de registos que podem ser considerados parte da História actual da Guiné-Bissau e que por isso, o site www.didinho.org era parte da Associação.

Abdicar dum património tão valioso como é o site www.didinho.org, que se enquadra nos 3 pilares do Objecto Social da Associação: Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, para criar um novo site, mereceu da minha parte a seguinte leitura:

A verdadeira razão de se questionar o nome do site da Associação é o facto de nele se constar o nome didinho

Ora, pergunto:

a) Quando se decidiu pela passagem à fase seguinte, o site do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO não se chamava www.didinho.org ?

b) Quem decidiu criar a Associação (Didinho), não foi a mesma pessoa que deu o nome à Associação, elaborou os Estatutos, convidou e nomeou as pessoas, criou o logotipo e as cores da Associação?

Alguém questionou alguma coisa?

NÃO, mas questionou-se o nome didinho no site, ao ponto de se sugerir a criação de um novo site para a Associação, abdicando do www.didinho.org

Mas quem entre todos os convidados para a Associação tinha ou tem capacidade e disponibilidade para criar um novo site, mantê-lo actualizado e com que conteúdo?!

Que fundos tem (no presente) a Associação para custear a criação, actualização e manutenção de um novo site?!

Como negar a voz aos cidadãos, quando o primeiro pilar do Objecto Social da Associação é precisamente a Cidadania?!

A divergência de opinião sobre o nome do site ou a criação de um novo site foi aparentemente ultrapassada nessa reunião, mas no dia seguinte, viu-se que a divergência era bem mais séria.

Seguiu-se em frente e recentemente voltamos a ter divergências do mesmo género, ainda que com contornos diferentes, mas assentes na mesma linha de pensamento de que o que se escreve no site www.didinho.org contribui para denegrir a imagem do país... e dando-se a entender que as pessoas não devem usufruir da liberdade de escrever sobre como vêem e sentem a Guiné-Bissau.

Uma vez mais, dentro do próprio grupo dos sócios fundadores alguém estava a questionar  indirectamente a legitimidade do site www.didinho.org como site da Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

Compreendo que, por não haver cultura de cidadania na Guiné-Bissau e entre os guineenses espalhados pelo mundo, se questione sempre o que cada um deve ou não escrever. Contudo, mesmo que se desse um outro nome ao site da Associação, não vejo como é que uma Associação que tem como Objecto Social a Cidadania, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Social iria cumprir com os seus pressupostos, não dando voz aos cidadãos.

A Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO segue em frente até à conclusão do processo de legalização.

Nesta nova abordagem que está em andamento, darei a conhecer no próximo trabalho, que tipo de Associação idealizei como Associação Guiné-Bissau - CONTRIBUTO.

Agradeço o preenchimento dos questionários.

Cumprimentos

Didinho

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR

DE CABEÇA ERGUIDA, CONTINUAR A TRABALHAR! 17.07.2010

A FASE SEGUINTE (3) 26.04.2010

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org