A SENSIBILIZAÇÃO E A PROMOÇÃO DO REGRESSO AO PAÍS DEVE SER PARA TODOS E NÃO APENAS PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO NO PAÍS DE ACOLHIMENTO!

 

" (...) À nossa diáspora vai uma saudação fraternal de quem conhece de perto o fenómeno da emigração porquanto sou filho de emigrante.
Aqueles que hoje se encontram sem emprego no País de acolhimento e que têm estado a sofrer, o meu conselho é o seguinte: façam as malas e voltem para a terra que vos viu nascer. Se é para sofrer então soframos juntos. Quiçá o vosso regresso poderá ser uma oportunidade para partilhar a experiência acumulada ao longo dos anos. A Guiné espera por vós e por todos os seus filhos.
Venham ajudar o vosso País! Apesar das dificuldades estou em crer que juntos e unidos venceremos este importante desafio. O país vai-vos acompanhar e estará sempre ao vosso lado."
Presidente da República José Mário Vaz – Discurso da tomada de posse

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

24.06.2014

Fernando Casimiro (Didinho)Quando a Guiné-Bissau perde (e há muito que está a perder), perdem todos os guineenses!

A Guiné-Bissau, naturalmente, estará sempre aberta a todos os seus filhos, descendentes e amigos. Independentemente da situação profissional de uns e de outros, filhos da terra, na diáspora, o convite ao regresso deve ser para todos, não por uma questão de "sofrimento colectivo", mas por uma questão de promoção de uma nova dinâmica de desenvolvimento, só possível com o aproveitamento da bagagem, do conhecimento, mais "know-how", mais "savoir-faire" que, a vivência de uma diáspora mais experimentada, oferece, por razões naturais, relacionadas com um maior nível de desenvolvimento (relativamente à Guiné-Bissau) dos países onde a diáspora guineense reside.

Não devemos apenas sensibilizar e promover o regresso dos nossos irmãos que estão desempregados por este mundo fora face à crise económica mundial, mas sim, sensibilizar e promover o regresso definitivo ou temporário de todos os guineenses e seus descendentes, interessados em contribuir para a afirmação, para o desenvolvimento nacional e o bem-estar colectivo.
Ou será que a Guiné-Bissau dispensa os seus filhos ou descendentes, que, estando na diáspora e, no actual cenário de crise económica mundial, a trabalhar, orgulhosamente, não seriam, de todo, úteis para a MUDANÇA, para a AFIRMAÇÃO, para o DESENVOLVIMENTO, para o PROGRESSO do país e do nosso povo?!

Vamo-nos complementando, através do debate de ideias, através de mais qualquer coisa em forma de opinião, visando respostas e soluções para os inúmeros e complexos problemas com que se depara a Guiné-Bissau.

Todos os filhos da Guiné-Bissau, bem como os seus descendentes e os amigos da nossa terra, independentemente dos seus estatutos e da ocupação profissional ou outra, estão naturalmente convidados a regressar ou a ter uma primeira experiência/oportunidade num país que tem tudo a dar a todos quantos se decidirem a servi-lo!

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL