A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE
 

M’bana N’tchigna *

mbatchi@yahoo.com.br

12.07.2013

M´bana N´tchignaGuiné-Bissau, hoje o Brasil assiste a protestos de todos os lados feitos pelo seu povo. A população brasileira está insatisfeita pela saúde publica, educação e por causa da corrupção que o país viveu e vive ainda. Em menos de duas semanas de protestos já ecoou voz do povo fazendo efeito que talvez ninguém fazia ideia que pudesse fazer. Efeito tal que derrubou aumentos de passagens de ônibus, metrô da cidade de São Paulo e de pedágios que estava em vigor. Tarifas desses transportes públicos só foram reduzidas por causa dos protestos que o povo brasileiro perpetuou nas ruas. Os protestos forjaram a votação de projetos que tramitavam a anos no congresso do país.

O bonito de tudo isso que está acontecendo, é que os protestos estão forjando políticos a perceberem que  realmente o poder não lhes pertence, mas sim, o poder emana do povo. Os políticos brasileiros estão sendo obrigados a rever a falta da seriedade com que encaravam política e a coisa pública nesse país.

Alguns políticos que cometeram delito e lesaram o cofre público como o ex-juiz Nicolau dos Santos Neves (para não mencionar tantos), que desviou junto ao seu grupo cento e  setenta milhões de reais, R$ 170 milhões quando estava a testa da construção do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo na década de 1990. Foi condenado em 2006 a 26 anos pelo crime de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção. O tempo demorou mas o dia “D” chegou. Esse político hoje está pagando na cadeia o mal que fez ao país.

O dinheiro não foi recuperado todo, mas Brasil já repatria cerca de R$ 10 milhões desviado do juiz Lalau para o cofre público do Brasil. Tudo isso mostra que a impunidade não pode ser tolerada quando a coisa é pública. É nosso.

Fiz esse caminho para dizer que é tudo que não acontece na Guiné-Bissau desde a independência. Sabemos de crimes cometidos pelos políticos guineenses contra a coisa pública. A população guineense está insatisfeita pela saúde publica, educação e por causa da corrupção que o país vive. Mas nenhum dos políticos infratores foi punido de forma exemplar até hoje! Não existe protestos que parta do povo que ecoe voz do povo fazendo efeito que  derrubasse a sensação da impunidade que os políticos vivem na Guiné.

Que o povo guineense saia à rua e que grite os nomes dos que lesaram e têm lesado o cofre público.

É  sonho meu...?!

É, eu sei que por enquanto é sonho! Mas que um dia poderá tornar-se realidade! Quando é que teremos a consciência de que o poder realmente emana do povo, que o poder está nas nossas mãos e que podemos fazer dele o que bem quisermos em defesa do nosso bem comum!? 

Enquanto isso a população guineense continua sem saúde, sem saneamento básico e sem educação!

POVO GUINEENSE VAMOS APRENDER A PROTESTAR E A COBRAR AO GOVERNO A MELHORIA QUE TANTO PRECISAMOS!

M'bana N'tchigna

* Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL