AS CRIANÇAS VENDEDORAS NAS RUAS DE BISSAU

 

 

 

Filipe Sanhá *

 

filipesanha@iol.pt

22.07.2012

Filipe SanháDurante estes 15 meses de estada na RGB, fiquei francamente desconfortável com algumas constatações em matéria de Juventude. Embora não hajam pedintes declarados, há crianças e adolescentes que deambulam pelas ruas da capital, vendendo cartões de telemóveis, engraxadoras e outras, para o sustento diário. A esmagadora maioria não é Guineense. Isso naturalmente não absolve as autoridades nacionais das suas responsabilidades políticas e públicas. Todas as crianças, independentemente da sua origem e nacionalidade, devem ser protegidas para nos considerarmos, de facto, defensores dos seus direitos.

 

Não procedi a nenhuma investigação aprofundada, mas preocupa-me, porque em pleno horário lectivo e de aprendizagem, elas rolam e reloram, horas a fio, vendendo tudo o que é comprável ou vendável. Essas crianças deviam ser obrigadas a estarem no sítio certo, nas escolas, nessas horas nobres. Há ONG[1], no território, apostadas, seriamente, na erradicação dessas práticas, independentemente das naturais resistências socio culturais dos familiares e de alguns oportunistas, que ainda grassam no País.

 

Há que encontrar estratégias públicas para a situação! Houve seminários e conferências organizados, por algumas ONG, em Bissau, sobre o assunto, em que, infelizmente, não pude partilhar como gostaria, devido aos meus afazeres públicos, como Assessor do Ministro da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado da RGB[2].


No entanto, chamo a atenção que, em matéria da Juventude, há aspectos muito positivos, que nos devem orgulhar!

OBS: na próxima edição, falarei doutras matérias relacionadas. Aproveito para pedir desculpas públicas aos leitores, pela minha ignorância ortográfica, porque tenho 57 anos feitos e ainda não reaprendi e encarnar o novo acordo ortográfico!


Filipe Sanhá

[1] Organizações Não - Governamentais
[2] República da Guiné - Bissau

 

* Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL