A SAUDADE ATRAVÉS DE ATAHUALPA YUPANQUI

 

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

29.07.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Foi na minha Guiné-Bissau, do pós-independência, que comecei a ouvir Atahualpa Yupanqui. A Rádio Difusão Nacional costumava passar músicas da sua autoria, gostava (gostarei sempre, porquanto "eternas") de todas elas, mas na altura, a que mais me fascinava era "Basta ya", talvez pelo contexto revolucionário da época e que hoje revivo, num momento de saudade da minha terra, saudade transmitida pelo génio musical, dum homem de cultura, escritor e humanista, cidadão argentino e do mundo, de nome Héctor Roberto Chavero, mundialmente conhecido por Atahualpa Yupanqui.

Atahualpa Yupanqui faz-me recordar também, com nostalgia, as minhas passagens por diversas cidades da Argentina, entre 1982 e 1984...

Recebi hoje uma mensagem duma pessoa amiga, a propósito do meu anterior texto " O HOMEM-BESTA", no qual tinha partilhado um vídeo musical de Atahualpa Yupanqui. Agradeço e em resposta, aqui está mais uma referência a Atahualpa Yupanqui, que certamente é reconhecido  e apreciado por muitos mais guineenses.

Alo Didinho

Felicito-te pela belíssima ilustração do que eu considero como um globalizante sentimento de partilha da dignidade da humanidade - aliás, vocação com que nascemos todos.

Ninguém melhor que Atahualpa Yupanqui deu som a esse corpo. 

Uma belíssima e bem conseguida sonoridade / hino de fraternidade e combate social e político.

A música e outras formas de arte, por tocarem bem fundo as pessoas podendo  "mudar milagrosamente"  algumas mentes, deveriam servir mais vezes de instrumento para essa finalidade, em vez de debates palavrosos em arenas (às vezes indignas) exaltadas. T.P.

"Basta ya" está incluída no vídeo que partilho convosco, por isso, assistam até ao fim, pois não tenho dúvidas de que será do vosso agrado.

A maior parte do meu percurso de aprendizagem, como Homem, foi através da Escola da Vida. Ter tido oportunidade de viajar por mais de 60 países de todo o mundo, não foi certamente, apenas um mero acaso...

É ao serviço da Guiné-Bissau e dos guineenses, que ponho à disposição, todo o meu humilde percurso de aprendizagem feito através da Escola da Vida!

ATAHUALPA YUPANQUI

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org