A RECONCILIAÇÃO

 

 

Ela é uma ponte que pode unir pessoas, comunidades, organizações, nações, etc., etc. Ela forja-se numa base que interpreta as adversidades e estabelece o equilíbrio na unificação de idéias. Ela é imprescindível para o estabelecimento de uma paz duradoira.

 

Samuel Vieira  *

vieirasamuel@hotmail.com

12.09.2009

Samuel Vieira

 

Baseado nessa teoria que é de minha autoria, conclamo a todos os compatriotas para que unamo-nos a partir de agora e em torno dessa palavra, para que façamos o mundo perceber que, apesar das adversidades, buscamos sempre entendimento entre nós mesmos.

 

Por outro lado, a nossa juventude de hoje é uma juventude de mente aberta! Ela detém conhecimento que lhe permite de forma segura expressar suas idéias, argumentar-se sobre aquilo que achar conveniente e motivada pelo seu próprio poder de pensamento! Sendo assim, há toda uma necessidade de uma interpretação profunda de qualquer guineense, principalmente dos mais velhos, no tocante ao jovem guineense de hoje, que usa do poder da sua mente e do seu conhecimento não para subjugar ou menosprezar o pensamento dos outros, mas para fomentar seu ponto de vista em relação ao seu desejo e que, algumas vezes, coincide com o desejo da grande maioria, que é de ver melhorias em vários aspetos no nosso país.

 

Essa juventude guineense contemporânea cursa faculdades e universidades em diversos países; muitas dessas universidades de renome internacional, e sente-se cada vez mais motivada a ponto de não se contentar apenas com graduação. A juventude guineense da atualidade tem fome de livros e busca incansavelmente superar todos os obstáculos, a ponto de muitos não se contentarem apenas com graduação; vão além do imaginário, chegando a títulos de mestres e doutores. Essa juventude discute temas da atualidade com base em argumentos convincentes, frutos de teorias e práticas a ela repassadas, que lhe dão suporte para opinar, debruçar e manifestar sua idéia sobre algum tema, tanto de caráter nacional como internacional. 

 

Isso deve constituir orgulho para um pai ou uma mãe guineense, digamos em outras palavras para todos os guineenses, que percebem a evolução dos tempos dentro das manifestações de liberdade do seu filho, que são expressas, deves em quando, nas várias formas de publicações (blogs, internet, vídeos, livros e emails), que deparamos cotidianamente em nossos contatos e pesquisas.  

 

A reconciliação tema hoje escolhida por mim, tende a trazer à luz do dia quão é importante nossa análise em função dos males entendidos e gerados no relacionamento entre os guineenses. Precisamos estabelecer rapidamente uma ponte entre a velha geração e a nova geração. Isso em outras palavras quer dizer que, nossa sociedade que acompanha e vive a evolução dos tempos, precisa entender que algumas críticas de nossos jovens são provas vivas das mudanças que a globalização nos impõe. Para isso qualquer que seja contestação de algum guineense, digamos, por exemplo, de um mais velho, deve ser respaldada no uso de argumento convincente para motivar esse jovem e não condená-lo sumariamente.

 

Vamos unir o velho ao novo para introduzirmos reformas que o mundo espera através de novas atitudes entre os guineenses: de um povo ousado, determinado e que busca superação constantemente, através de seus próprios erros! Isso significa que podemos contestar certas atitudes dos nossos jovens, porém, façamos valer nossas novas atitudes, aproveitando as novas experiências dos nossos jovens, para fortalecer a nossa base de conhecimento, que sem dúvida é muito rica no contexto do passado, mas que precisa sempre de uma atualização, que conseguimos a custo zero junto de nossos jovens, muito experientes, dotados e muitas vezes personalidades de grande carisma, no país acolhedor.     

 

Um forte abraço a todos!

      

 * Analista de Sistemas

 

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org