APROXIMAÇÃO ENTRE GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE DEVE CONSTITUIR UM REAL MOTIVO PARA SATISFAÇÃO DOS DOIS POVOS!

 

 

 

Samuel Vieira  *

vieirasamuel@hotmail.com

01.08.2009

 

Samuel VieiraAproximação dessas duas nações vista numa óptica que representou o desejo do nosso saudoso líder Amilcar Cabral traz-nos lembranças de um projeto bem sucedido, que começou com a união dos povos da Guiné-Bissau e Cabo Verde, para criação do PAIGC e estabelecimento de diretrizes para o inicio da luta armada contra o colonialismo português. Se esse projeto foi bem sucedido, por que não pensar num projeto que foi o sonho de Amilcar Cabral e que tem o seu foco sintetizado nos reais interesses dos guineenses e cabo-verdianos trocarem experiências e massificarem ações visando o progresso dos dois povos e das duas nações?

 

Já foi a época em que as divergências políticas ou de ideologias constituíram obstáculos a um diálogo frutífero entre as classes políticas cabo-verdianas e guineenses. Mas com a democracia o pensamento político deve conhecer outros rumos e moldar-se à vontade da maioria, portanto, à vontade do povo. Visto as coisas nesse horizonte, podemos admitir que a vontade expressa pelo novo presidente da Guiné-Bissau ao manifestar o desejo de uma aproximação com Cabo Verde, começando com uma visita a esse país e ao Presidente Pedro Pires (sito: uma oportunidade para formular convite para cerimônia de empossamento!), visita essa que chama a nossa atenção pelas possibilidades de estreitamento de relações, que pode possibilitar a troca de experiências e negócios em vários domínios e de vários produtos, criando uma nova relação - GANHA x GANHA entre os dois países.

 

Aproveitar a experiência de Cabo Verde para adequá-la ao nosso esquema de desenvolvimento, é aperfeiçoar o complexo sistema de desenvolvimento a ser elaborado pelos profissionais guineenses. Porque o escopo do projecto de desenvolvimento cabo-verdiano muito apreciado no mundo dos PALOPs, quiçá, apreciado no mundo africano, pode ser muito bem adequado ao nosso sistema de desenvolvimento. É bom lembrar que uma parcela significativa de profissionais cabo-verdianos tem uma boa relação com profissionais guineenses, porque muitos estudaram nas mesmas universidades e puderam estreitar relações de confiança durante o período. Isso me faz relembrá-los mais uma vez, de que essa relação pode ser muito bem aproveitada nos negócios futuros!...

 

Muitas vezes o objetivo de aproximação entre dois países deve ser interpretado como sinais de bons tempos! Um bom exemplo é a aproximação dos Estados Unidos à China. Os interesses econômicos mostraram-se ser muito mais importante que interesses políticos. A visita recente de uma delegação da China aos Estados Unidos mostrou ao mundo que as mudanças vieram para ficar, isso é percebido quando os interesses manifestados são puramente econômicos. Há males que vem para o bem! - O desastre econômico mundial despertou entre os líderes americanos e chineses que a hora é de fazer o bolo crescer para depois dividir. O crescimento da economia chinesa não fez nada diferente do que chamar atenção dos americanos para novos desafios mundiais. Hoje no encalce do Japão tido como segunda potencia mundial, a China merece respeito pela forma como vem conduzindo sua economia, que tem um crescimento acentuado quando comparado a demais economias mundiais.        

 

Serve para nós cabo-verdianos e guineenses esse exemplo. Os interesses econômicos devem situar-se acima de interesses puramente políticos (...daqueles de ideologias diferentes!). Devemo-nos aproximar cada vez mais, com objetivos bem claros, na transação de negócios e outros interesses. Porque essa atitude possibilitará não só o crescimento dos dois países, assim como, gerará muitos empregos, impulsionando um desenvolvimento sustentável. Razão pela qual os dois países podem mais uma vez, chamar atenção do mundo, porque outrora chamamos atenção do mundo pela forma como nos organizamos para combater o colonialismo, agora chamaremos atenção para uma nova organização, que é combater um inimigo comum – a pobreza dos nossos povos! 

 

Um abraço a todos!

 

Samuel Vieira

 

 * Analista de Sistemas

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org