A PROPÓSITO DO LANÇAMENTO DO PRÉMIO "JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS 2014"

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

07.10 2014

Fernando Casimiro (Didinho)Tenho presente que, os Direitos Humanos, são Direitos de TODOS OS HUMANOS, numa referência e abrangência GLOBAL, ou de TODOS OS CIDADÃOS de um determinado país, num contexto concreto e que, por isso, nenhuma promoção relativamente a destaques profissionais, de exclusividade, pode ou deve SANCIONAR uns e promover outros, quando a vertente da SENSIBILIZAÇÃO, da PROMOÇÃO dos DIREITOS HUMANOS, é extensiva a TODOS OS CIDADÃOS e não apenas aos jornalistas, concretamente guineenses e residentes na Guiné-Bissau.

Porquê candidaturas a prémios, para jornalistas, quando o Organismo institucional que promove tal concurso em nome dos Direitos Humanos é um OBSERVATÓRIO, o que significa que, seria mais sensato, mais coerente, ser esse Organismo a "observar" ACÇÕES de cidadãos guineenses ou de amigos da Guiné-Bissau, assim como Associações, ONGs e outras entidades, independentemente do estatuto pessoal, profissional, institucional ou outro, com MERECIMENTO para RECONHECIMENTO ou PREMIAÇÃO, em função do que têm feito pelos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, sendo ou não da área da Comunicação Social, estando ou não presencialmente na Guiné-Bissau.
Tenham lá paciência, mas ao longo dos últimos dez anos, os Direitos Humanos na Guiné-Bissau foram promovidos não por uma Comunicação Social exclusiva a jornalistas de carteira profissional, mas por um sem número de cidadãos COMPROMETIDOS com a CAUSA - DIREITOS HUMANOS.
Esta é a minha opinião, no sentido de ajudar a corrigir uma injustiça, que exclui uns e promove outros, em nome de uma CAUSA que não pode, não deve excluir ninguém. OS DIREITOS HUMANOS SÃO UNIVERSAIS E INCLUSIVOS!

 

07/10/2014

Observatório dos Direitos lança o prémio “Jornalismo e Direitos Humanos 2014”

 
O Observatório dos Direitos lança hoje o prémio "Jornalismo e Direitos Humanos".

Este prémio visa reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes preponderantes para uma mudança de mentalidades na sociedade guineense, participando na construção de uma cultura de participação democrática e cívica, com vista à promoção e à defesa dos direitos humanos.

O concurso inclui um prémio de 100 mil Francos CFA para cada uma das categorias seguintes:
 
1- Imprensa escrita de âmbito nacional;
2- Rádios, de âmbito nacional e comunitário;
3- Televisão, de âmbito nacional e comunitário.

O período para a entrega das candidaturas vai de 10 de Outubro a 10 de Novembro de 2014, nos seguintes endereços:

a) Entrega por correio electrónico:
lgdh6@hotmail.com
observatoriodireitos.gb@gmail.com

b) Entrega em suporte papel ou digital:
“Observatório dos Direitos”, sito na Casa dos Direitos
Rua Guerra Mendes, Bissau.

Consulte o Regulamento do Prémio.

Para mais informações, os interessados podem contactar os pontos focais para o prémio, Claudina Viegas e Mussa Sanha, da equipa do Observatório dos Direitos, na sede, em Bissau.

http://observatoriodireitos-guinebissau.blogspot.pt/

 


Vamos continuar a trabalhar!

O primeiro compromisso de todos os guineenses deve ser para com a Guiné-Bissau. Cabe ao povo guineense a acção da Mudança!

Amilcar Cabral  "Abel Djassi"

O maior desafio para todos os guineenses é o de criar mecanismos de mudança para a Guiné-Bissau!

A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...Didinho

Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país e o Mundo. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior e o mais sentido! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho neste mundo, sejamos SOLIDÁRIOS! Didinho

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL