A PROPÓSITO DO DEBATE GUINÉ-BISSAU: QUE IMAGEM?

 

 

Samuel Vieira *

vieirasamuel@hotmail.com

20.03.2009

Samuel Vieira

 

Compatriotas,

 

A imagem que correu o mundo mexeu sensivelmente com todos os guineenses e certamente com os amigos da Guiné-Bissau. Estamos em pleno século XXI, onde os esforços para subir patamares de desenvolvimento são percebidos em todas as organizações onde o seu bem maior são seus recursos humanos, que lutam incansavelmente para mudar a cada dia a cara de seus postos de trabalho, aperfeiçoando-se cotidianamente naquilo que lhes é mais sagrado que é a sua profissão; mostram-se prontamente organizados e cuidam com zelo e carinho de seus locais de trabalho e ferramentas que usam para realizarem seus trabalhos.

 

A nossa realidade parece que trafega na contra mão! A imagem que vimos mostrando a maternidade - que maternidade?! Como um médico enfrenta desafios que vão contra a ética profissional no exercício da profissão, quando simplesmente tem que aceitar oferecer um trabalho de péssima qualidade (rodeado de riscos de contaminações!),  num meio praticamente sem o mínimo de condições de higiene e estrutura, e trazer à luz do dia um novo ser, um guineense?! Em pleno século XXI ainda se vêem essas coisas, que pena nossa Guiné!

  

O que vimos nos leva a profunda meditação e a PENSAR A GUINÉ, como já retratei em um dos meus artigos é para valer! O dinheiro do povo é para suprir suas necessidades, é para ser usado nas necessidades mínimas, para suportar a grande carência que se vê em todos os setores públicos da Guiné-Bissau. Como sentem aqueles que tiram dinheiro que devia ser empregue na pintura das salas de parto, ambulatórios, pediatrias, etc., para usarem em benefícios próprios que vão desde a compra de um carro de US$50,000.00 ou mais, até casas ou apartamentos de grande luxo?! O povo coitado vê pelas ruas essas injustiças, mas a quem ele pode recorrer para mudar esse quadro vergonhoso que estampa a cara da Guiné-Bissau? Ao Ministério Público, aos Militares, a quem, por favor, me ajudem?!

Acredito que nossa própria consciência em primeiro lugar, seria condição sine qua non – que significa “sem a qual nada pode ser feito”! Conscientizarmos de que, o que é do povo é do povo, e que trabalhando seriamente no sentido de alcançar melhorias para o nosso povo, todo o bem que adquirimos é um orgulho para o nosso povo. Ele alia o bem que você adquiriu e o bom trabalho desempenhado como uma coisa só – merecimento!

 

Vamos trabalhar que a Guiné precisa de mudanças!

    

 * Analista de Sistemas

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org