A PROPÓSITO DE CONTADORES DE ACESSOS

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

30.04.2013

Fernando Casimiro (Didinho)As ferramentas de avaliação estatística que estão desde sempre, visíveis na página principal do site www.didinho.org não têm como propósito demonstrar nada, que não, permitir ao editor do site, saber se o site é visitado por muita ou pouca gente e a origem dos acessos, numa perspectiva de avaliação do alcance do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO. Não achamos que haja necessidade de disputas, tendo em conta os dados de referência aos acessos, com nenhum site ou blog, pois o nosso propósito nunca foi, nem será esse. A nossa causa, a razão da criação do Projecto Guiné-Bissau CONTRIBUTO, foi e será sempre, a Guiné-Bissau e os guineenses, numa multiplicidade de perspectivas e abordagens, visando a promoção do debate de ideias e, consequentemente, difundir pontos de vista distintos, que possam ajudar, como contributos, tendo em conta o progresso da nossa terra e o bem-estar comum dos guineenses.

Não queria entrar em detalhes sobre contadores de acessos dos visitantes ao site www.didinho.org em jeito de disputa de protagonismos que se tem lançado algures, com números que são dados a conhecer em jeito de demonstração da relevância e até, porque não dizê-lo, de uma suposta superioridade, num dos casos, numa alusão a comparações sem lógica de enquadramento, pois há contadores e contadores de dados de acesso a sites e blogues, mas acho-me no direito e no dever de mostrar o quanto a ignorância (sem ofensa) no sentido de se desconhecer algo, pode induzir a erros, a equívocos e, consequentemente, ao descrédito!

O site www.didinho.org não é um blog. Não é suportado por nenhuma plataforma que permite, de forma gratuita, a construção de sites ou blogues e a utilização das respectivas ferramentas de edição e promoção!

O site www.didinho.org tem centenas de páginas, sendo apenas a página principal e mais umas seis, as que são contabilizadas, porque não nos importa inserir contadores em todas as páginas do nosso site, visto não estarmos perante nenhuma competição.

As ferramentas de avaliação estatística utilizadas nos blogues da rede Blogger, não são ferramentas utilizadas pelo site www.didinho.org e, como tal, não se reveste de coerência, qualquer comparação entre os contadores de acesso "sparkline" que são de contagem automática, diria eu, descontrolada, consoante o click de quem acede a determinado blog, mesmo que os cliques de acesso sejam do mesmo/único visitante durante todo o dia. O que estou a afirmar, pode ser constatado por qualquer leitor. Basta para isso, localizar o contador de visitas do blog que quiser avaliar. Registe o número indicado no contador. De seguida, faça actualizar/refresh do mesmo blog 1 ou 2 vezes e verá os números que irão aparecer... Poder-se-á dizer que, provavelmente, nesse mesmo instante havia mais pessoas a aceder a esse blog. Sim, poderia ser o caso. Mas as repetições ou insistências da nossa parte não dão margens para equívocos. Experimente, caro leitor e tire as suas conclusões! Assim, num instante se consegue ter milhões de visitantes ao blog... Até porque, não se está perante um processo transparente com relatórios diários emitidos pela plataforma, mas com contagens automáticas, numa acção multiplicativa e não selectiva ou detalhada, em conformidade com parâmetros que caracterizam o rigor e a credibilidade do utilitário em causa. Quem percebe disto sabe que todos os contadores permitem que o editor inicie a contagem com o número que quiser ver referenciado como sendo o seu número de visitantes (por isso é que muitos editores fazem questão de apenas apresentar os seus contadores, depois de atingirem, na invisibilidade dos seus contadores, o "número ideal" que lhes permite, arrogantemente, vangloriarem-se de serem os mais visitados, etc., etc. Mas também sabemos que se for esse o caso, há um registo dessa ocorrência, que consta no histórico do fornecedor do utilitário e que pode, de facto, demonstrar que o contador tal, foi criado na data tal, com o número de acesso x ou y, conforme a decisão/opção do editor do blog em questão.

Os utilitários presentes no nosso site são, entre outros, os seguintes: Site Meter eXTReMe TrackerFree counter and web stats

Os nossos leitores podem proceder de igual forma, clicando em actualizar/refresh o nosso site e constatarão que há, de facto, Contadores e contadores de acessos.

Para mais, clicando em cada um dos utilitários, tem-se acesso ao historial do contador e aos números reais com acesso único, com acessos repetidos e tudo o mais que pode ajudar a facultar valores credíveis de referência para avaliação ou comparação.

Se os editores dos blogues que reclamam superioridade nos acessos às suas páginas quiserem comparar o contador "sparkline" que utilizam e qualquer um dos contadores utilizados pelo site www.didinho.org para verem no que dá, tenham a bondade...

Só para se ter uma ideia, da expressão do site www.didinho.org enquanto quem se gaba de ter mais de seis milhões de visitantes continua a ter o valor 4/10 na classificação do Google Pagerank, o site www.didinho.org tem 5/10!

Um dos utilitários que utilizamos e que nos permite situar, em jeito de avaliação comparativa, não competitiva, relativamente a outros sites e blogues, de todo o mundo, com a designação dos seus países, as áreas temáticas de suas referências, por exemplo, é o Motigo Webstats, digamos, uma ferramenta com um reconhecido rigor de precisão de valores, quiçá, de uma certa credibilidade, já que nesta matéria, não se deve falar de absolutismos.

O link das estatísticas do nosso site no Motigo Webstats é o http://webstats.motigo.com/s?id=3782526

Motigo Webstats que também é uma plataforma que disponibiliza utilitários gratuitos, tem os seus contadores em utilização por mais de um milhão e duzentos mil sites e blogues em todo o mundo. On over 1.200.000 websites worldwide!

Nós, site www.didinho.org estamos registados nesta plataforma como localizados em Portugal. A área temática que escolhemos fazer parte é Sociedade, que se subdivide em Sociedade geral.

Como dados de referência ao nosso site no dia 29.04.2013, tomando em conta um milhão e duzentos mil sites e blogues que utilizam a mesma ferramenta que nós, o site www.didinho.org situa-se nos quinhentos e vinte e seis sites ou blogues (que utilizam a mesma ferramenta em todo o mundo) mais acedidos em todo o mundo. Na área temática, Sociedade, posicionamo-nos, a nível global, na 23ª  posição e na subcategoria Sociedade geral, na posição!

Quanto a utilizadores da mesma ferramenta em Portugal, nossa localização, em 29.04.2013 a nossa posição no ranking geral é a e na categoria Sociedade, bem como na subcategoria Sociedade geral, temos estado quase sempre na posição!

Quando se quer comparar, creio que o método do Motigo Webstats é, de certa forma, credível, porquanto comparar sites e blogues que utilizam a mesma ferramenta, sendo que as contagens não são feitas de forma automática, pelos contadores disponibilizados, nem se validam acessos repetidos.

Pois é, não queria chegar a tanto, mas era necessário esclarecer esta questão de números de acesso aos sites e blogues. Haja um pouco mais de respeito pelo site www.didinho.org !

Aos meus compatriotas guineenses editores de blogues, sugiro que experimentem utilizar outras ferramentas que não apenas os contadores "sparkline" e aí, poderão ver as diferenças, todas as diferenças!

Muito obrigado, sobretudo ao blog Progresso Nacional por ter proporcionado esta abordagem. Peço desculpas se feri susceptibilidades.

De referir que o site www.didinho.org utiliza o contador do Motigo Webstats desde 06.11.2005

Dos registos de acessos por países ao nosso site consultem o link: http://webstats.motigo.com/s?tab=1&link=1&id=3782526&cou=all

Ranking Information

 

Global Rank

National Rank
(Portugal)

Among all counters

526

6

In category Society

23

1

In subcategory Society general

8

1

PROJECTO GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO: DEZ ANOS DE APRENDIZAGEM! 26.04.2013

A Guiné-Bissau é a soma dos interesses de todos os guineenses E NÃO DOS INTERESSES DE UM GRUPO OU DE GRUPOS DE GUINEENSES! Didinho


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL