A PROPÓSITO DE BAUXITE, PETRÓLEO E FOSFATOS, UM CONVITE À LEITURA E AO DEBATE

 

 

Parque Natural das Lagoas de Cufada

Recursos minerais

O inventário dos minerais da Guiné-Bissau encontra-se na Direcção Geral da Geologia e Minas, num sistema de base de dados com 85 minerais 12 dos quais úteis: areia, cascalho, argila, caulim, laterite, conchas de pedras calcárias, quartzite, granito, dolorite, bauxite, areia preta e fosfato. O potencial mineral do país foi avaliado e um plano delineado para o seu desenvolvimento no intuito de ajudar o Governo a orientar a sua política mineral.

Há muita especulação quanto à exploração do bauxite e fosfato. Mas, segundo os dados tirados do PNGA 2004, os depósitos existentes de bauxite, fosfatos e óxidos de cálcio (areia preta) não são economicamente rentáveis para a exploração. O cenário económico do bauxite do Boé pode mudar através de um programa conjunto de exploração dos ricos depósitos de bauxite da vizinha República da Guiné. Um tal projecto deve incluir uma rede ferroviária de 175 km, um porto e uma fábrica de alumínio em Buba (Guiné-Bissau). Para isso é necessário medidas de precaução que não ponham em risco a degradação dos ecossistemas e do solo.

Em relação ao petróleo, segundo as informações, algumas Empresas já fizeram prospecção nos 12 blocos marítimos, na qual aponta-se para uma perspectiva de exploração. Sendo assim, urge a necessidade do PAN/LCD, propor em colaboração com o projecto de mudanças climáticas e CAIA, a realização de Estudo de Impacto Ambiental e medidas de mitigação para que a futura explora não venha a afectar o meio ambiente e provocar efeitos negativos sobre o meio ambiente(Solo, vegetação, recursos haliêuticos, etc…).  Ler o documento Projecto do Plano de Acção Nacional da Luta Contra a Desertificação na Guiné-Bissau (PAN/LCD) - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO RURAL - OUTUBRO DE 2006

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

13.12.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Ontem abordei, ainda que de forma superficial, questões que todo e qualquer guineense deve, doravante, levar em consideração, a propósito do anúncio feito pelo Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. sobre a existência de importantes reservas de petróleo, bauxite e fosfatos na Guiné-Bissau.

Certamente, um anúncio encantador, à primeira vista, para todos os guineenses, afinal, agora já se pode afirmar que somos ricos. Será?!

Escrevi ontem que parece estarmos em presença duma campanha propagandística de "salvação" de um Governo em declínio face aos reais problemas do país, concretamente a nível das relações institucionais e que comprometem a imagem do Governo e particularmente do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.

Sim, sei que poucos compreenderam onde queria chegar, mas esclareço hoje. Quem é o Ministro da Energia e dos  Recursos Naturais da Guiné-Bissau?

É precisamente António Óscar Barbosa, o braço-direito do Primeiro-ministro, porta-voz do Governo e do PAIGC, a contas com um pedido de demissão justificado e formulado pelo Presidente da República, Malam Bacai Sanhá ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. Não vou desenvolver este assunto no artigo de hoje, devido ao estado de saúde do Presidente da República, tal como prometi recentemente, mas toda esta campanha em volta do petróleo, bauxite e fosfatos serve para realçar o papel do Ministro Óscar Barbosa, confrontando o Presidente da República com a exigência de demissão do Ministro Óscar Barbosa. Voltarei a este tema assim que o Presidente retomar a sua actividade.

Hoje vou partilhar um relatório importantíssimo que há uns meses pessoas amigas me enviaram. Prometi na altura escrever algo sobre a matéria, mas não tive disponibilidade para avançar. Ao longo desta última semana, uma destacada figura nacional também fez questão de me enviar o dito relatório. Prometi fazer uma apreciação no final de semana e aqui estou.

Depois de concluir a leitura do relatório do IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, um relatório preliminar sobre o processo de construção do Porto de Buba e seus impactos, não pude conter um grito de raiva e o inevitável muro na mesa... Mas logo me recompus, pela seriedade do assunto e pela necessidade de avançar para a sua divulgação, mesmo sabendo que muitas pessoas já tiveram acesso ao relatório.

Achei que para além do relatório devia complementar o trabalho de hoje com outros documentos e referências oficiais.

Há muito para ler, mas só lendo, relendo e exercitando a mente, se poderá ajuizar de forma consciente e com conhecimento de causa sobre o relatório do IBAP.

Não tenho dúvidas de que agora qualquer um saberá o porquê de tanta "aproximação" de Angola e do Brasil à Guiné-Bissau...

Leiam o relatório do IBAP, assim como os diversos documentos que vos apresento, para depois entrarmos em debate.

Não permitiremos jamais, que irmãos nossos que dormem e acordam com o dinheiro na mente, nos olhos, na boca, nos ouvidos, no nariz e nas mãos, vendam a nossa terra seja qual for o montante oferecido!

Vamos continuar a trabalhar!

 

RELATÓRIO IBAP

 

LEI-QUADRO DAS ÁREAS PROTEGIDAS

Decreto Nº 13/2000 - CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DAS LAGOAS DE CUFADA

DECRETO Nº 12/2000 - CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DOS TARRAFES DO RIO CACHEU

DECRETO Nº 11/2000 - CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL DO GRUPO DE ILHAS DE ORANGO

PLANO BIODIVERSIDADE

Projecto do Plano de Acção Nacional da Luta Contra a Desertificação na Guiné-Bissau (PAN/LCD)

QUADRO NACIONAL DA BIOTECNOLOGIA E BIOSEGURANÇA DA GUINÉ-BISSAU

RELATÓRIO NACIONAL SOBRE ESTADO DOS RECURSOS GENÉTICOS NO SECTOR PECUÁRIO  

PARQUES NATURAIS DA GUINÉ-BISSAU

GUIA DA GUINÉ-BISSAU - ECOLOGIA

AMIN Associação dos Amigos da Natureza de Buba (República da Guiné-Bissau)

RAMSAR (CONVENÇÃO SOBRE AS ZONAS HÚMIDAS)

CONVENÇÃO SOBRE AS ZONAS HÚMIDAS

A GUINÉ-BISSAU ADERIU À CONVENÇÃO DE RAMSAR A 14.05.90

O desafio ecológico do petróleo na Guiné-Bissau

Totens e Espécies “bandeira”. Conceptualizações locais e científicas da natureza

MORCEGOS E AVES DAS FLORESTAS DE CANTANHEZ E CACINE

http://www.minturgb-gov.com/Parque_NLC.html

http://www.icn.pt/envolvimento_internacional/cufada/index.html

A MAIOR E A PRINCIPAL RIQUEZA DA GUINÉ-BISSAU SÃO OS GUINEENSES! 12.12.2009

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org