A propósito da tentativa dE assassinato do Jornalista Mama Saliu Sané

 

 

Filipe Sanhá *

 

filipesanha@iol.pt

 

27.02.2010

 

Filipe SanháAo ler a notícia sobre a tentativa do seu assassinato, deixou-me, profundamente, entristecido! Estamos perante um acto bárbaro, que não pode deixar ninguém indiferente, no País e na diáspora, porque a liberdade de expressão é um bem, um património da Humanidade.

 

Perscrutando a história do desenvolvimento das Nações, podemos constatar que quando os países entram na senda do seu desenvolvimento, as violências acontecem, por razões de natureza vária! Portanto, podemos, de ânimo leve concluir que a violência é, lamentavelmente, endógena a este novo ciclo / status de crescimento e desenvolvimento dos Países. Crimes comuns e políticos, acontecem, sem ninguém conseguir explicar, de forma científica e consistente, o porquê desta erupção!

 

No passado dia, 25 do corrente mês, ao chegar a casa, acompanhei, na RTP/África, o respectivo noticiário e uma das notícias mais eloquentes nesse dia, prendia-se com o aumento de crime violento, na nossa jovem república irmã de Cabo-Verde. O admirável Primeiro – Ministro de Cabo-Verde, José Maria das Neves, justificava esse aumento, com o consumo de droga e ao consumo excessivo de álcool. Acredito que esses sejam, de facto dois dos principais factores.

 

Na nossa GUINÉ-BISSAU, também, sempre houve crimes de vária índole, mas nunca com a espiral dos últimos anos! As razões, além desses factores, ainda não se identificaram, claramente, as motivações que poderão estar na sua origem, embora as suspeitas recaiam sobre motivações políticas, onde grupos/bandos de criminosos, possam estar a soldo de pessoas poderosas e na orla política.

 

Não deixa de ser preocupante, num momento em que se fala de estabilidade, para que os investidores se sintam seguros, confiantes e motivados, para contribuírem para o nosso crescimento económico, como prelúdio de desenvolvimento social, cultural. A liberdade de expressão é uma variável de enorme importância, para a Democratização, Paz e Desenvolvimento das Nações! A prontidão na nossa Polícia Judiciária, na investigação e eventual identificação dos autores materiais e morais, é uma atitude encorajadora! Daqui envio à Exma. Senhora Directora Geral da nossa Polícia Judiciária, uma saudação e encorajamento pela sua, competência e amor à Pátria, traduzidos no alto serviço que tem prestado à Guiné-Bissau, ofuscando a má imagem do País no estrangeiro.

 

 Esta cultura da “catanada”, gerida por grupos criminosos/bandos organizados, é uma situação nova, que se tem manifestado, com alguma incidência sobre figuras públicas que possam ser incómodas a alguém! A justiça pelas próprias mãos é um enorme perigo para qualquer sociedade, por isso impõe-se a assunção de medidas enérgicas no seu combate, pelos meios legais existentes no País, ou seja pelas polícias competentes e Tribunais.

 

A estabilidade governativa, também passa, fundamentalmente, pela propiciação de um clima de confiança e segurança dos cidadãos nacionais e estrangeiros residentes. Deste modo, apelo à sua Excelência, o admirável Presidente da República, Malam Bacai Sanhá e ao Governo, que esta vertente da nossa soberania seja relevada à categoria de prioridade, como indutora de estabilidade da Nação GUINEENSE, em construção.

 

Nha Mantenhas

 

Filipe Sanhá

* Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org