A Nova Liderança do PAIGC

 

 

Abubacar Turé

abubacarture@gmail.com

01.01.2013

Abubacar TuréA responsabilidade histórica que o PAIGC tem perante o país e perante o povo não permite que os candidatos que concorram para a liderança do partido entrem numa base propagandista e leviana de luta pelo poder.

O PAIGC tem que se reencontrar consigo mesmo e compreender a realidade sociológica subjacente aos desígnios nacionais. A escolha do próximo Presidente do PAIGC tem como corolário lógico a escolha do próximo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, ou seja, alguém que vai liderar o país neste mundo da ciência e tecnologia. Como os americanos dizem não podemos continuar a fazer a mesma coisa vezes sem conta e esperar um resultado diferente.

Desta vez o PAIGC tem que aceitar procurar um lider que contenha os elementos que determinam o sucesso do país. Foram esses elementos que caracterizaram o saudoso lider Amilcar Cabral e nos conduziu a independência. Perseverança, savoir-faire, visão e experiência.

O país está com fome de uma liderança forte dentro do partido para permitir entendimentos com a maior força da oposição que é o PRS. Já se compreendeu que nenhum partido por si só poderá resolver os problemas estruturais do país e vã será a tentativa do próximo lider desprezar esta nítida realidade.

Quero acreditar que depois desta fanfarra toda de pré-campanha, os militantes do PAIGC vão deixar a poeira assentar e escolher o candidato que represente uma nova mentalidade, uma nova dinâmica dentro do processo politico guineense.  Alguém que represente o mundo da ciência e do conhecimento, que tenha experiência governativa necessária para ultrapassar as divergências nas forças armadas bem como a experiência internacional mínima para que possa compreender os desafios que a comunidade internacional coloca ao país e tirar o país deste bloqueio.

Acredito que a lógica de quem tem mais dinheiro não será o elemento determinante nessa escolha, afinal das contas estamos a falar do PAIGC de Amilcar Cabral, Elisé Turpin, etc. Os grandes países desenvolveram-se com lideres visionários que tinham uma preparação técnica e cientifica para compreenderem a dimensão da economia, educação, saúde e justiça social. Os militantes do PAIGC com a madureza e a firmeza das suas convicções que tem não permitirão jamais alguém que não conheça estas realidades ou que tenha descurado a sua formação cientifica no seu processo de formação de homem.

Bonne anné, Bonne santé

Abubacar Turé

Sociólogo

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

didinhocasimiro@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL