AMNISTIA: UM RETROCESSO NA CONSOLIDAÇÃO DA PAZ E NA RECONCILIAÇÃO DO POVO GUINEENSE

 


       

Por:  Alberto Oliveira Lopes *                                                 

Alberto Oliveira Lopes

Lopesoliveira27@yahoo.com.br

04.01.2008 

 

   A quem  perdoar ? Porque perdoar? Quando perdoar?

  

 

  Como sempre sinto orgulho em ser guineense, o que me motiva a acompanhar incessantemente as notícias da  Guiné. Desta vez, ao abrir  a página eletrônica de um site sobre a Guiné, apareceu-me com letra  maiúscula a palavra ”amnistia”, o que me fez lembrar do meu primeiro artigo intitulado O Retrato de Bissau , do qual frisei que  os nossos deputados  carecem de capacidade de hermenêutica para representar o interesse da nação guineense . Mais uma vez, eles demonstraram as suas incapacidades de representar o interesse do povo. Legislam apenas para servir os seus interesses e dos seus partidos.

 

Será que a amnistia é a solução para a reconciliação do povo guineense ? A quem perdoar?  Porque perdoar? Quando perdoar? Creio que estas indagações devem ser respondidas ao povo guineense. Ou seja, os deputados que audaciosamente votaram a favor da lei da amnistia precisam assumir as suas responsabilidades e as conseqüências futuras desse acto que podemos considerar de criminoso.

 

É lógico que o país precisa de amnistia, mas perante a situação actual, submeter a decisão à consulta popular seria uma opção mais sensata e democrática. A meu ver, a reconciliação do povo guineense não se faz com a amnistia que se realiza do dia para a noite. Diria que, nesta altura, a melhor forma para reconciliar a população guineense deveria ser pela criação de uma Comissão Nacional de Reconciliação (CNR), órgão que deveria avaliar os factos e criar condições necessárias para que as marcas dos conflitos e assassinatos fossem apagadas sem deixar resquícios de ódios.

        

Convém que todos os guineenses  fiquem de olhos nessa lei,  porque é mais um marco de retrocesso na consolidação da paz, da reconciliação e da edificação de valores dos direitos humanos. Sem dúvida, o que assistimos é mais uma demonstração sublime de abuso de poder.

 

O pacto de governação sustentado pelo PAIGC, PRS e PUSD, é para servir os interesses da Nação ou apoiar crimes contra o nosso povo?

 

 Numa altura em que se avizinham as eleições, os nossos deputados deveriam e devem preocupar-se com a revisão da lei eleitoral que os elegeu, como forma de acabar de vez com os  deputados de sim senhor ou aqueles que as suas  palavras sempre foram ditas por camarada fulano, o que acaba colocando o país na situação de paralisia em termos do debate político racional.

 

Gostaria de exortar a todo o povo guineense para que fique de olho na dita amnistia. Os caminhos são longos, mas a luta  para o bem da Guiné continua.

 

 

 

   * Graduando enfermagem, Cent. Univ. S. Camilo

São Paulo - SP, Brasil

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org