Dirigente do PRS assassinado à catanada

 

O ex-director geral do Ministério da Função Publica, Emprego e Formação Profissional, Dr. VITAL PEREIRA INCOPTÉ, foi ontem brutalmente assassinado à catanada (três golpes profundos na cabeça, e um no braço). Tudo aconteceu por volta das 21 horas, no espaço Lenox, no bairro d'Ajuda.
A falta de assistência no local e a chegada, muito tempo depois, da equipa de socorro, levou à morte deste jovem quadro nacional.
Até agora, a polícia Judiciaria, que tomou conta da ocorrência, não deitou mão ao (s) suspeito (s). Paz à sua alma. AAS
                                                                                      

http://ditaduradoconsenso.blogspot.com/2009/08/dirigente-do-prs-assassinado-catanada.html

 

A minha vontade esmorece

 

 

Por: Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

09.08.2009

É com grande consternação dor e muita dificuldade, que escrevo este artigo dando conta de mais uma atrocidade no nosso país e exigindo justiça.

No inicio do mês de Julho, era enorme a minha vontade de ir passar as férias de verão à minha pátria amada, coisa que consequentemente coincidiria com o período da segunda volta das eleições presidências do passado 26 de Julho. Entre outros condicionantes houve um que pesou mais do que todos os outros. Ou seja, a vontade dos meus pais, que logo se mostraram contra essa intenção. Nessa altura uma grande tristeza bateu em mim, mas lá tinha que acatar a vontade deles.

Entre as razões que ambos apontavam para a não-aceitação da minha vontade de ir à Guiné-Bissau, constava a inexistência de segurança que insiste em perdurar naquele país.

Hoje fui acordado com uma notícia que me fez sentir na pele o motivo que fazia os meus pais temerem a minha intenção de ir de férias para a Guiné-Bissau. Isto é, o motivo que constantemente adia o sonho de muitos pais de fazerem os filhos conhecer as suas raízes.

O mesmo é dizer que se vive entre os Guineenses na diáspora um verdadeiro espírito de medo da pátria, isto é, filhos com medo de conhecer o lugar que fez dos seus pais homens, pelas horrendas histórias que vão conhecendo. Pais com medo de mostrar suas raízes aos filhos, porque, hoje, não confiam na segurança do lugar onde cresceram.

E assim vai esmorecendo a vontade dos filhos da Guiné-Bissau de regressarem ao seu país depois dos seus estudos.

Em plena madrugada recebi uma chamada que me dava conta do falecimento do meu tio, Vital Pereira Incopté. Brutalmente assassinado à catanada na noite do dia 8 de Agosto no espaço Lenox. O mesmo é dizer que o meu tio foi assassinado a umas centenas de metros de uma esquadra de polícia (Cala Boca), sem que nada fosse feito pelos agentes de segurança, de modo a evitar o fim trágico para mais, de um jovem quadro Guineense. Vital Pereira Incopté de 39 anos de idade, era Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa. Foi Director-Geral do Ministério da Função Pública, cargo que desempenhou com determinação, demonstrando grande vontade de trabalhar, algo que caracteriza os recém-formados no exterior e que regressam ao país natal. Homem humilde e determinado, duma fé inabalável, que colocou o desejo de aprender à frente de todas as vontades.

Eu pergunto: afinal que segurança existe no nosso país?

Para que servem os agentes de segurança do nosso país?

Será só para usufruírem desse estatuto e auferir dinheiro público?

Devo frisar, que a minha família não descansará enquanto os agentes da autoridade não cumprirem o seu papel, apanhando os suspeitos e fazendo justiça, já que não houve competência para cumprirem esse papel no acto bárbaro do assassinato.

Que Deus guarde um espaço no canto da gloria ao Tio Vital Incopté e que a sua alma descanse em paz.

Estamos juntos!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org