AMEAÇAS EM NOME DE NINO VIEIRA

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

29.04.2007

 

Agentes ao serviço da ditadura continuam a transmitir recados carregados de ódio e desejo de vingança, como se a liberdade de expressão fosse um crime, ou que alguma vez eu tivesse fugido à responsabilidade e responsabilização de algo, nas opiniões que tenho manifestado sobre a Guiné-Bissau.

Não escrevo por escrever e, nada melhor do que o próprio Nino Vieira mandar instaurar uma queixa-crime contra a minha pessoa, pois não fugirei às minhas responsabilidades e assim, estará a agir dentro das normas da democracia, ao invés de estar a pagar a indivíduos para, indirectamente, me dirigir ameaças de morte.

Seria a oportunidade ideal para a Guiné-Bissau ver finalmente Nino Vieira nas malhas da Justiça, pois, estou certo, haveria milhares de Didinhos a levar a julgamento e, também estou certo de que no final, não seriam os Didinhos a serem punidos...

Sr. general Nino Vieira, já escrevi várias vezes dando conta de que se algo me acontecer a responsabilidade é sua!

Pode continuar a ameaçar, os seus agentes não escondem que estão a trabalhar para si, o certo é que vou continuar a trabalhar como sempre tenho dito!

A Guiné-Bissau não pode contentar-se em ter um presidente que instiga a morte de outros guineenses só porque têm outra forma de pensar ou porque querem saber as verdades sobre o país!

A Lusofonia, através da CPLP não pode continuar a ser presidida por alguém que não sabe aceitar as regras da democracia. Dir-me-ão que o cargo é rotativo e atribuído a países, independentemente de quem for o seu presidente, mas isso não é uma resposta positiva quando os direitos, liberdade e garantias dos cidadãos lusófonos estão ameaçados precisamente por quem preside a Comunidade dos Países Lusófonos.

O Mundo não pode continuar indiferente à hipocrisia dos discursos de presença, quando na verdade o ditador de outrora é o mesmo ditador de hoje com as mãos ainda sujas de sangue dos seus irmãos mortos directa ou indirectamente!

Quem tem medo da verdade Sr. general?

Eu, Fernando Casimiro (Didinho), não tenho e o Sr.?

Volto a dizer que a Mudança na Guiné-Bissau é um processo irreversível e cabe ao povo guineense a acção dessa Mudança!

Para ameaças, calúnias e insultos, uma resposta: TRABALHO!

O Sr. general esteve 6 anos exilado e protegido em Portugal. Nunca foi incomodado mas agora, quer estender a sua estratégia terrorista a  Portugal, porque sabe que vivo cá.

Assassinar alguém é um acto de cobardia e o Sr. general ainda não aprendeu essa lição porque continua impune apesar dos pesares que todos sabemos!

Peço aos meus irmãos guineenses para nunca desistirem de lutar pela Mudança. Mesmo que algo me aconteça, isso não poderá nunca desmotivar ou comprometer a Mudança em curso na mente das novas gerações!

Trabalhar sempre, pensar e agir para o bem da Guiné-Bissau!

www.didinho.org

 

-----Mensagem original-----

De: beto sa [mailto:betosa@hotmail.fr]

Enviada: domingo, 29 de Abril de 2007 16:50

Para: didinhocasimiro@gmail.com

Assunto:

Didinho!

tu nao passas de um porco nojento que vive a custa de mentiras e de intrigas. Tu és pior do que aqueles que algum dia pegaram em armas contra o seu proprio povo, pois fizeram-no sem conhecer a verdadeira dimensao dos males que aquilo iria gerar. Fizeram isso numa base total de ignorancia. Mas

tu, professional de informaçao de meia tigela, nao passas de um instigador de um impostor da informaçao sem qualificaçao nenhuma e sem um certificado nesse sentido.

Procure outra coisa que possa animar os guineenses a uma aproximaçao sadia, e deixes de vasculhar a lixeira que nao interessa aos guineenses conscientes

do que foi 7 de junho.

Diga-me la, o que é que o acordo de Abuja trouxe de especial para os guineenses? Sera que alguma vez esse acordo foi respeitado? Qual é o teu interesse e o do Joao Carlos de levantarem essa questao de quem foi o promotor desse acordo? Voçes os dois nao passam de dois bandidos a soldo que

aproveitam de certas situaçoes para semear confusoes.

Quem é Joao Carlos? Um mentiroso sem diploma e que foi corrido nas Naçoes Unidades e que inventou coisas com coisas no seu maldito livro Poilao de Bra.

Tu, que falas da guerra de 7 de junho e das pessoas que foram brutalmente maltratadas porque queriam a paz e algumas que foram até mortas. Sera que tu

estavas no terreno e constataste tudo isso in loco? Menteur! Enquanto o povo

da Guiné sofria, tu estavas a levar a tua vida de chulice em Lisboa agora vens contar historias que nao interressa a ninguem de bom senso.

Agora estamos à viver uma época de paz, um momento delicado e fragil onde todos nos devemos contribuir na consolidaçao dessa paz e reconciliaçao de guinnenses. Nao precisamos de professionais de informaçao ou melhor aventureiros de informaçao que tentam a todo o custo semear confusao e intriga no seio dos guineenses.

Uma coisa é certa, "ca se faz ca se paga". Assim, tu has de pagar um dia por

todos os teus crimes de deturpaçoes e mentiras.

Viva a unidade entre Guineenses e puniçao aos instigadores.

Se estas interessado em ver a Guiné mergulhada outra vez na confusao e conflito armado, é porque estas enganado. A Guiné e os guineenses ja nao cederao as intrigas de gentes como tu.


-----Mensagem original-----

De: domingos gomes indi [mailto:anthonyforte@hotmail.fr]

Enviada: sexta-feira, 20 de Abril de 2007 23:15

Para: didinhocasimiro@gmail.com

Assunto: Comentario

Caro Didinho !

Sendo um cidadao Guineense que deu a sua modéstia contribuiçao na edificçao do Estado da Guiné, e que sempre pautou pela imparcialidade, venho hoje pela primeira vez dar o meu contributo, respondendo as suas feronhas criticas ao Presidente Nino.

Didinho !

Raras vezes leio os seus comentarios sobre a situaçao politica da Guiné-Bissau, sobretudo apôs o conflito de 7 Junho de 1998. Um conflito perpetuado por pessoas como voçê.

Nao leio as suas fanfaronices porque elas sao carecidas de nexo d’um lado e d’outro lado o senhor nao imparcial e o que tem escrito até aqui nunca contribuiu para aproximar os guineenses muito divididos depois do conflito.

Para mim, o senhor nao passa de um oportunista como tantos outros que vivem em miséria em Portugal contentando com algumas migalhas em troca de mentiras e calunias contra pessoas que ja alguma vez contribuiram para engrandecer a Guiné.

Falando concretamente nas suas recentes afirmaçoes apôs a nomeaçao do Senhor Martinho Cabi, voçê pintou-nos um quadro tao lindo como se o Martinho fosse o salvador da situaçao socio-politico do pais. Com todos os elogios que mais parecem bajular talvez aespera de alguma migalha com a sua passagem à Lisboa como é do vosso habito.

Nao é por acaso a insistência do Cadogo Filho para a sua nomeaçao, pois ele o menino de recado de Cadogo e consequentemente faz parte do vosso sistema.

Espero bem que ele nao venha a ser o homem de « Yes Man », mas sim “ let me think it over”. Se assim for darei mao à palmatoria e saberei reconhece-lo como um verdadeiro patriota, pois na vida nem tudo é mau. Esse é o meu principio porque nao sou rancoroso nem tao vingativo e nem tenho ideias que semeiam a discordia nacional como o senhor tem vindo a fazer.

O senhor disse que o Nino nunca defendeu interesse nacional. E verdade mas esqueceu de dizer que entre os favorecidos do sistema foram:

Cadogo filho, outrora catchur de recado de Nino, um vigarista e traidor sem vergonha na cara esquecendo que ainda tem o resto de pomada de sapato nas maoes e que deixou ficar a sua raquete de tenis em casa deste; assim como o seu padrinho em Lisboa, Eduardo Fernandes, um ladrao sem escrupulos que ruinou a Socotram e fora preso, sempre favorecido, fora Ministro das Pescas no tempo das vacas gordas e nunca recolheu um centavo para o cofre de Estado e que ao ser corrido do Governo “tempo das vacas magras”, e outra vez com o dinheiro roubado “Bule qui custuma balança” foi-se associar a Eurocomercial uma empresa de capital duvidosa.E por fim instala-se em Portugal transformando num  analista e comentador politico e um dos descontetes do regime que o fez enriquecer “coisas da nossa terra”.Que pouca vergonha!

Também falou da auditoria, um assunto muito interessante e de extrema importancia so que nao vejo o Senhor Martinho com coragem de o fazer pois teria que começar por ele sendo parte do sistema e depois passar para outras pessoas como Cadogo Filho “caso Dicol”

Gostaria que me citasse como exemplo o que Senhor Martinho ja fez durante a sua vida politica para ser uma refêrencia de Defensor de causas nacionais.E verdade que alguns ja o conotam como antigo aluno da Escola Piloto e isso é falso o Martinho nao é e nem sera Antigo Combatente pois esse periodo terminou em Abril de 1974.

Ora, quando e como é que você conhece esse homem ao ponto de lhe atribuir todos esses adjectivos ? Ou por ser um dos meninos preferidos dos seus patroes ?

Aconselho-lhe utilizar um pouco a cabeça embora nunca brilhante na escola razao pela qual optou pelo judo e duvido que tenha sido bom nisso e.nao seja estupido ao ponto de ser utilizado como um robot.

Tambem falou de Pacto Tripartido um pacto de abutres mesmo antes de começar a festa da vitoria ja estao arregaçar as mangas porque as presas nao foram divididas proporcinalmente. E isto o pacto de salvaçao o pacto de derrube do Regime Dictatorial do Nino Vieira.

E triste quando pessoas como voçê estando longe do pais sem conhecer a realidade e baseando nas informaçoes deturpadas, ou no que diz que diz, tenham coragem de fazer afirmaçoes gratuitas e infundadas sem minima noçao de responsabilidade so para agradar tipos da mesma laia.

O senhor nao passa de um naïf e estupido guiado como telecomando e embuido de espirito de rancor e de odio como tantos outros que frustraram ou que deixaram de ser aleitados pelo regime.

O senhor tem toda razao quando trata o Nino de Ditador e Sanguinario, Senhor do poder absoluto pois se fosse democratico o pais nao teria conhecido as cores multipatidarias, consequencia da situaçao que se vive actualmente.

Se fosse democratico nao teria permetido durante a campanha eleitoral de 1994, as pessoas lhe faltarem repeito, atingindo a sua pessoa assim como toda a sua familia. De facto é um Ditador e Sanguinario, pois essas pessoas ainda passeiam na cidade de Bissau.

E um Ditador pois com a queda do Governo de Arestides ele destituiu Assembleia Nacional nao consultou nenhum orgao do poder Nacional e formou um governo da sua conveniencia.

Didinho a sua dor de cotovelo ultrapassa os limites e ja chegou o momento de explicar aos guineenses o porquê dessa sua atitude com o Ditador.Porque se a sua mae fora uma das claqueiras e apointe vibrante do Ditador, resta saber o que passou,o que eu sei e que voçê sabe melhor do que ninguem. E nao me obriga a divulga-lo

Quanto aos seus patroes diga-lhes que voltem para a Guiné, pois a Guiné precisa de todos os seus filhos. Mesmo ja nao como Ministros, mas sim como simples cidadoes guineenses porque nao nasceram Ministros em vez de estarem ali a lançar pedras e esconder as maos.

Fortes abraços !

Anthony