A LIBERDADE CONQUISTADA CONTRA O DOMÍNIO PORTUGUÊS É UMA HONRA

 

 

      Rei Amilcar Lopes Cabral    
 

 

 

Iaia Turé

tureiaia@hotmail.com

22.09.2010

                      

Estimados Concidadãos,
As minhas felicitações aos Guineenses que por todo o lado celebram o Dia da Independência.


1973-2010, 37 anos depois, o "Dia da Independência" é celebrado pelos Guineenses em todo o mundo, numa homenagem ao espírito de liberdade que levou homens e mulhers ( Antigos Combatentes da Liberdade  da Pátria) a juntarem-se num desafio ao
Rei Amilcar Lopes Cabral.

Estimados Concidadãos, devemos lembrar que Homens e Mulhers Guineenses e Cabo-verdianos que que lutaram, conquistaram e proclamaram a independência guiados pela fé de que todos os indivíduos estão dotados pelo Criador de "certos Direitos e inalienáveis, que entre estes estão a Vida, Liberdade e a busca da Felicidade". Para defender estes direitos, os autores da Declaração empenharam as próprias vidas, as suas fortunas e a sua honra sagrada de construir uma nova Nação dedicada a esta ideia. Assinar o próprio nome significava sentença de morte para esses homens.

 

 O que quero dizer é que estabelecer a democracia exige tempo, muitos recursos e por vezes desgostos, mas, tivessem os nossos pais fundadores desistido por isso, o mundo seria hoje um lugar muito diferente. Como se pode dizer "a liberdade tem a sua vida nos corações, nas acções, no espírito dos homens e por isso tem de ser ganha e revigorada todos os dias de outro modo tal como a flor separada das raízes que lhe dão vida, vai murchar e morrer". Da mesma forma, não podemos desistir hoje e virar as costas os nossos objectivos emergentes que estamos a ajudar a criar. Se alguma coisa a história nos ensinou é que temos de ser pacientes, trabalhar afincadamente e nunca deixar de lutar pelos ideais em que acreditamos. São os nossos valores que nos definem e se formos fiéis a esses valores e assentarmos neles os nossos pensamentos, os nossos empenhos, as nossas acções e a nossa política governativa, daremos esperança e confiança a todos aqueles que lutam pelo desenvolvimento da Guiné-Bissau, da Africa e do Mundo.

 

Há trinta e sete anos, homens Guineenses e Cabo-verdianos corajosos associaram os seus nomes a uma arrojada crença na liberdade que traçou o curso do nosso país e mudou a história da Africa. Neste aniversário relembramos a grande coragem e convicção dos nossos Fundadores e celebramos os princípios duráveis da nossa Declaração de Independência. Com sacrifício altruísta e uma determinação inabalável, os patriotas da Revolução Guineenses e Cabo-verdianas garantiram que o apelo da nossa Nação por liberdade e igualdade não seria rejeitado ou esquecido. Os ideais por que lutaram e o países que ajudaram a fundar são símbolos eternos de esperança para todos os Guineense e os Cabo-verdianos.


Estimados Concidadãos, devemos acreditar que, a liberdade é uma benção do Todo-Poderoso e um direito inato de todos os homens e todas as mulheres. Nos novos desafios que o nosso país enfrenta, responderemos à chamada da história com a confiança de que o nosso legado de liberdade vencerá. No Dia da Independência exprimimos a nossa gratidão às corajosas gerações de Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria que nos defenderam e aqueles que continuam a servir quando o país precisa, e celebramos a liberdade que faz da Guiné-Bissau a luz para outras nações. Pelo resultado alcançado, pelo tempo que vivemos como um país independente, pela liberdade consiguida e de gozar de uma nacionalidade.

Estimados Concidadãos,

Quero com a particular satisfação e honra, registar aqui e agora a esta mensegem de esperança: “Quando você ao acordar, abrir a janela, olhar o céu, e contemplar o brilho do sol, imagine que o seu dia terá um brilho muito maior do que este, porque você assim o deseja, assim o quer. E mesmo que não consiga ver este brilho com os olhos, o sentirá refletido em você na sua alma, pois ele nada mais é que a sua felicidade, ou sua vontade de lutar para encontrá-la. E Não fique triste se alguém lhe virar as costas; isso significa, apenas que, essa pessoa não pode aguentar a firmeza de seu olhar. Não pense nos momentos difíceis como o fim do mundo, mas sim como mais um obstáculo a ser superado, pois é dos momentos difíceis que se cresce.”

Em nome da Associação e em meu nome pessoal desejamo-vos um Feliz Vinte Quatro de Setembro. Que Deus nos abençoe e que Ele abençoe o nosso maravilhoso país (Guiné-Bissau).

Chongqing, China, 22 de Setembro de 2010

O presidente

__________

Iaia Turé

 

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org