ALGUMAS QUESTÕES A QUEM DE DIREITO

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

28.12.2011

Fernando Casimiro (Didinho)Estou triste e preocupado com o que, mais uma vez está a acontecer na minha terra, minha amada, Guiné-Bissau!

Não vou fazer nenhuma análise de fundo, para já, sobre o que está a acontecer, por uma questão de coerência, uma vez que, necessito de dados oficiais para trabalhar sobre o assunto.

Contudo, deixo aqui algumas questões pertinentes e que exigem, dos órgãos competentes, respostas concretas.

1 - O que é feito do Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá?

Qual o seu verdadeiro estado de saúde, já que o último comunicado em relação a isso, foi tornado público através do site da Presidência da República ( http://www.presidencia-gw.org/Presidente_da_República_melhorou_e_continua_a_evoluir_positivamente_03-12-2011.html) a 03.12.2011, ou seja, há 25 dias!

2 - Estando o país sitiado devido às movimentações militares de 26.12.2011 e consequente início da "caça às bruxas", será que o Presidente da República (cujo estado de saúde, alegam alguns, evolui favoravelmente), foi informado do que está a acontecer no país?

3 - Se foi informado, qual foi a reacção do Presidente da República, já que, em condições normais, esperava-se e espera-se dele uma comunicação ao país, mesmo que por escrito e divulgado pelo seu Porta-voz, o que até agora não aconteceu...

4 -Se o estado de saúde do Presidente, não aconselha que ele seja informado do que se está a passar na Guiné-Bissau, então, qual é o papel do Presidente da República Interino, neste caso, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Raimundo Pereira?

Será deixar que o Governo ou os militares façam o que bem entenderem, sem darem explicações convincentes e tranquilizadoras ao povo guineense?

Será que não cabe ao Presidente da República, mesmo sendo Interino, a responsabilidade de gerir convulsões políticas, militares e sociais, no sentido de haver um posicionamento de neutralidade nas disputas e para que cada órgão de soberania possa sentir-se no direito de agir, sem a coação do governo ou dos militares?

Não é o Presidente da República, em primeira instância, o símbolo da Unidade Nacional?

Será que o Governo e os militares estão acima do órgão de soberania que é a Presidência da República?

5 - Para quando uma nova actualização do Estado de saúde do Presidente da República?

Em qualquer país decente, estando o Presidente da República internado para tratamento médico, há sempre um "ponto de situação clínico" diário ou semanal, feito pela equipa médica que o acompanha, mesmo que seja para dizer apenas que, a saúde do Presidente da República está estável.

Por que será que os guineenses não têm esse direito?

Por que será que ao invés de médicos a falar sobre o estado de saúde do Presidente Malam Bacai Sanhá, é sempre o Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.?

Haja respeito pelos guineenses!

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL