ALGUMA RAZÃO HÁ PARA QUE OS ÂNIMOS SE AFLOREM NO CORAÇÃO DO POVO GUINEENSE!

 

Samuel Vieira  *

vieirasamuel@hotmail.com

18.09.2010

Samuel Vieira

 

 

 

 Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

        Carlos Gomes Júnior

 

 

 

Caro leitor,

 

Você sabe que qualquer movimento tanto no sentido positivo, quanto no sentido negativo, chama sempre atenção de um bom observador. Mas movimentos no sentido positivo geram mais expectativa no observador, porque ele curiosamente busca na imagem gerada pelos movimentos, aspectos que prendem sua atenção e alimentam sua curiosidade. Essa tal curiosidade que acredito manifestar-se na sociedade guineense, com as idas e vindas dos nossos dirigentes para Angola, pode também se constituir como uma renovação de votos de confiança do povo, para com esses mesmos dirigentes, por atitudes inovadoras, que refletem a busca por parcerias junto dos nossos parceiros econômicos; principalmente Angola, que nutre simpatia e vontade de apoiar investimentos no nosso país. Também vale salientar que, não há nada mal em relação a essa atitude, pois, a verdade é que se sabe que, a real intenção dos próprios dirigentes é de reverter o quadro triste que mapeia a nossa atual situação, em vários aspectos, principalmente: social e econômico.

 

O nosso amanhã está a chegar, devagar, mas está a chegar, acreditem nisso! Eu estava muito desanimado, razão pela qual nunca mais escrevi uma linha, que podia fazer parte de algum texto, de um conjunto de artigos de minha autoria, publicados no site www.didinho.org.

 

Hoje, com novas expectativas anunciadas pelo nosso governo, faz-se necessário começarmos a pensar na nossa Guiné com mais optimismo, porque os nossos dirigentes são os primeiros a perceberem que, para que haja um desenvolvimento harmonioso e com forte dinamismo, eles precisam ignorar as brigas internas que só contribuem para o descalabro da nossa já tão crítica situação. Por outro lado, a valorização dos nossos recursos humanos tem que se fazer valer para uma arrancada forte, rumo ao desenvolvimento. Porque a exploração dos nossos recursos naturais e sua transformação em bem de valor, está associada às técnicas modernas manipuladas por profissionais experientes, que lançam tanto no mercado interno, como no mercado externo, produtos de valor agregado e de ótima qualidade. Em alguns sectores na Guiné-Bissau isso já é perceptível, alguns bons quadros estão se revelando e o resultado de seus trabalhos está sempre em destaque em alguns jornais, como por exemplo, o Nô Pintcha online, que tem uma série de entrevistas de numerosos quadros que revelam o seu quotidiano, através de um cem números de projectos em execução ou já concluídos.

 

Os ânimos estão voltando porque acredito que a principal razão para ostentarmos essa euforia é que todos nós, guineenses, estamos cansados dos vai-e-vens que não resolveram os nossos problemas ao longo dos mais de 35 anos que se passaram. Convicto, eu estou de que, a consciência do homem guineense está mudando no tempo, fruto de entendimento que se manifesta no seio dos próprios guineenses. Isso reflecte uma nova passagem na busca por melhorias, que só contribuirão para o progresso da nossa nação, da nossa sociedade e conseqüentemente, do nosso país.

 

Falem mal de mim, mas falem também bem de mim, quando se faz necessário! Esse tipo de papo é sempre flagrado entre pessoas comuns em qualquer sociedade. Mas quando se trata de um país e de seus dirigentes, as críticas de outrora podem ser revertidas em apoio incondicional, que visem massificar as ações dos nossos dirigentes com desempenho positivo, digamos de qualquer um, no seu cargo ou em sua área de atuação, no sentido impulsionar a grande engrenagem (a boa vontade política!) e a mover o comboio (Guiné-Bissau) na trilha do desenvolvimento.

 

As notícias da Guiné-Bissau para os guineenses radicados no estrangeiro, elas são sempre buscadas em quase todos os órgãos de informação e principalmente na web, para que cada um, ao seu próprio modo; mate saudade, reanime os espíritos ou simplesmente cai no desânimo. Entretanto, quando a notícia é passível de incrementar algo a nosso favor, portanto, possibilidades de uma reversão do quadro atual para melhorias tão desejadas, ela é rapidamente trocada entre todas as pessoas com uma sensação de euforia, porque raramente somos surpreendidos com notícias boas sobre a Guiné-Bissau. É de suma importância que continuemos a apoiar iniciativas como está do Senhor Ministro, pois, através de iniciativas desse gênero encontraremos, efetivamente, o caminho para sairmos da tão desdenhosa crise que o nosso povo está cansado de viver. Razão principal é que todos nós saímos ganhando - tanto eles (os nossos políticos!), quanto nós, o povo, que somos representados por eles. A consciência clara do nosso povo sobre as brigas ferrenhas que marcaram passagem em território Guineense, com profundas reflexões sobre os males deixados, são motivos à parte, para que à vontade de trabalhar para o bem comum e para toda a sociedade, se manifeste e seja levado a sério. 

 

Queridos compatriotas! Fortaleçam suas esperanças através de novos rumos políticos que a Guiné-Bissau está vivendo, são sinais de bons tempos!

 

Um grande abraço a todos!

 

Samuel Vieira      

                                                                                                     

* Analista de Sistemas

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org