AJUDADOS OU MAIS UMA VEZ USADOS?

 

Por: Edson Incopté *

20.04.2008

 

Acabo de ter conhecimento que Portugal pode vir a fazer acordos com alguns países africanos adoptando assim políticas de imigração, tal como Angola já tem com o Canadá, acordo esse que consiste em abrir as portas do país a cidadãos desses mesmos estados. A pergunta que persistia na minha cabeça era a seguinte: “Estariam esses países africanos a ser ajudados ou estariam mais uma vez a ser usados”?

Mesmo pensando nos benefícios que traria esse acordo para os países que o viessem a fazer, a pergunta lá persistia. Porque faria Portugal tal coisa? O que ganharia com o tal acordo, quando é frequente ver na TV os nacionalistas em protesto de que já estão demasiados imigrantes em Portugal, ou quando todos os dias vemos os números do desemprego a aumentar, números que na minha opinião aumentam não só por culpa do Governo, mas também por falta de vontade de trabalhar dos próprios portugueses?

 É com algum conhecimento que digo isso, pois muitos dos desempregados ao chegarem  a uma entrevista de emprego quando é lhes apresentado o salário, a resposta é a seguinte: “Eu ganho mais ou o mesmo com o subsídio de desemprego, porque havia de trabalhar”?

Um problema que na minha humilde opinião o governo resolvia com a simples contribuição da percentagem que falta no salário para equilibrar as contas, (sempre gastaria menos). Com todos esses factos, porque assinaria Portugal tal acordo?

Em verdade lhes digo que não foi preciso gastar muita massa cinzenta para descobrir o motivo que leva Portugal a efectuar tal acordo! Não é todos os dias, mas sim todas as horas, ouvimos nas Televisões e nas Rádios dizer que a população portuguesa está envelhecida, já são mais os que beneficiam da reforma do que os que descontam para a segurança social, a mesma segurança social que os economistas consideram que, se nada for feito, corre o risco de “falir” em aproximadamente 15 anos.

Não posso afirmar que encontrei a resposta completa às minhas perguntas com o pensamento anterior, o que seria mentira! Mas duma coisa tive a certeza, não se trata de nenhuma ajuda! Portugal precisa desse acordo tão ou mais do que os países com quem o venha a fazer. Se os mesmos sobreviveram anos a fio sem esse acordo, não seria agora que eles iriam carecer mais dela. Tal como Portugal uma boa parte dos países da Europa se encontram na mesma situação. Uma população idosa, sem mão-de-obra juvenil, geração sem a qual os descontos para a segurança social têm os dias contados! Por esse motivo estão a abrir as portas, portas essas que vimos fechados durante todos esses anos com tanta burocracia. Precisam da mão-de-obra juvenil que nenhum continente possui como o Africano.

Numa troca de pontos de vista com uma professora foi me dito que sou muito novo para ver as coisas dessa forma, ou seja, segundo ela, só vejo as coisas por esse ângulo porque sou africano e portanto guardo algum rancor em relação ao continente europeu. O que considero absurdo, pois desde muito cedo aprendi que não há nada que nos tira a visão mais do que o rancor. Ainda mais absurdo se torna quando Portugal é o país onde resido e considero orgulhosamente, o meu segundo País. O que não me impede de ver as coisas como eu as considero!  

 Deixo ao critério de cada um analisar se esse acordo servirá de ajuda para os países africanos que o venham a fazer ou se trata de mais uma forma de escravatura.

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org