A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA EDUCAÇÃO DE BASE

 

 

Por: Agnelo Pinto *

nelpin90@yahoo.com.br

05.02.2008

 

 

Nos países onde prevalece uma boa educação, há respeito e zelo pelo cumprimento das leis, condena-se a corrupção e os privilégios,  pratica-se a  cidadania. Em conseqüência disso, há desenvolvimento!

          A educação é fundamental para a transformação de uma nação, os países que não valorizam a ética, o trabalho e a educação em geral, apresentam economias frágeis, os rendimentos são inferiores, refletindo-se em toda a estrutura, como por exemplo; a habitação, a saúde, a qualidade e expectativa de vida.

         As nações que priorizam e valorizam a educação têm, com esse objetivo, maneiras concretas de ascensão profissional-econômica através do esforço em anos de estudo e trabalho. O contrário ocorre nos países que não valorizam a educação; a maioria visa uma mudança de vida sem dedicação e esforço, quer uma ascensão a partir de prêmios lotéricos, no ramo artístico e esportivo.

          Com base nas afirmações anteriores se conclui que o desenvolvimento é uma questão cultural, pois os países desenvolvidos encontram-se nessa condição por causa da população que é instruída de conhecimento e que exerce a cidadania. No geral essas pessoas possuem bom poder aquisitivo e não se corrompem.

      Enquanto isso, nos países onde a educação é esquecida, como a Guiné-Bissau, desprezada e até mesmo maquiada, as pessoas a todo o momento tentam levar vantagem e são facilmente corrompidas entre outras atitudes questionáveis que, ocorridas coletivamente, comprometem o crescimento político-econômico-administrativo do país.

 

 

 * Graduando Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará Brasil/Fortaleza, Atualmente vice-secretário para os Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFC.

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO -- PARTICIPE! 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org