LEIA, MAIS UMA VEZ A IDEOLOGIA FRACASSA

 

M’bana N’tchigna *

mbatchi@yahoo.com.br

03.04.2011

M´bana N´tchignaReator nuclear do Japão fracassa como o de Chernobil fracassou em 26 de abril de 1986. Ou seja, há apenas 25 anos atrás nimguem conseguiu tomar lição e parar com estes males de ditas energias atómicas. Nisto inicio este artigo com (4) peguntas para reflexão.

  1. CONHECIMENTO E SABEDORIA HUMANO, SE MULTIPLICARAM?

  2. AS DESCOBERTAS HUMANAS CONTINUAM  IGUAIS OU PIOR DO QUE ERAM ANTES?

  3. O QUE É UM SER EVOLUÍDO?

  4. MERECEMOS REALMENTE ATRIBUTO DE: “SERES RACIONAIS?”

No campo da envesticação filosófica cabe ao filósofia questionar sobre o que acontece ao seu deredor no tempo e no espaço em que vive. Neste sentido, sou instigado a questionar comportamento humano em relação ao meio ambiente e planete terra.

Se retrocedessimos um pouco atras, encontrariamos Anaxímenes , filósofo grego acreditar que tudo veio de ar, como elemento base das coisas. Afirmava que: o ar é respiração e é vida; o fogo é o ar rarefeito; a água, a terra, a pedra são formas cada vez mais condensadas do ar. Essa forma de pensar levou antigos habitantes jônios a acreditarem no hilozoísmos e no panteísmos natural.   Anaxímenes dizia que a Lua recebe sua luz do Sol. E mais outras afirmações que este sabio deixou. Assim por diante, percebe se que o homem é um ser que reflete sobre as coisas ao seu redor e sobre a sua existencia. Aleas, sábio Kierkegaard o dinamarques partilhava essa forma de pensar com vários sábios.  E era muito angustiante para ele. Portanto, ao longo da história humana, houve promeça e ilusão de que um dia, ser humano com a sua racionalidade, alcançaria a forma perfeita de solucionar os problemas ao seu redor. Assim erra com o filósofo Alemão Karl Marx, 1844  quando pensava e acreditava em ação de libertação do povo... Marx, via o problema do homem quando vive em grupo. Dita a sociedade humana. Vivendo em em sociedade, um grupo tende a dominar a maioria. E para estabelecer o domínio, precisa-se da ideologia. Onde a classe dominante toma lugar e desenha finalidade a alcançar. Para que isto aconteça Marx dizia:

“Cada nova classe que toma o lugar daquela que dominava antes dela é compelida, para alcançar sua finalidade, a representar seu interesse como sendo o interesse comum de todos os membros da sociedade, ou, para usar uma formulação no plano das ideias, essa classe é obrigada a dar às suas ideias formas de universalidade, as únicas universalmente válidas

Dessa forma, a univesalidade de valores válidas vem do grupo como se fosse para todos. Mas na verdade, mais vale este valores ao pequeno grupo que manda do que a massa popular.

Ma tudo isso, não são coisa do passado. Não foi apenas quando a raça humana estava se debatendo em delíniar o que é bom ou má para ela. Até hoje ao meu ver, as coisas continuam. Continuam de tal forma que sem medo de errar diria, mais perigosa e tendem a continuar...

Pois a ideologia de pequenos grupos dos homens de hoje se transmite, difundem-se e se injetam em qualquer dos meios sociais numa velocidade alta em relação a forma em que acontecia a séculos anteriores. Hoje, os ideólogos estão em todos os lugares tais quais: política, nas Ongs, no cinema, nas religiões... só para mencionar esses com poder mais forte de dominar a menoria e trazer consequencia teriveis a maioria. A maioria eu diria em escala, reginar, anível do país e até mesmo mundial. Uma vez que o nosso mundo caminha para dita, a globalização.

Chernoby, chorou e chora até hoje as suas vitmas. As consequencias de radioatividade foram devastadoras matando cerca de 4000 pessoas. Deixando pessoas com tumores cancerísenas. Tudo isso é visível entre povo uncraniana até hoje. Alem disso; a usina Nuclear está quase que intacta como um museu da morte até então. O suficinte para fazer o homem lembrar que essa idéia de energia nuclear, não é uma boa idéia a se seguir. Acidente de Chernobil, não conseguiu abalar a nossa inteligência humana aponto de local virar atrativo turístico. E o homem continua com outras usinas espalhadas pelo mundo a fora. O que nunca se fala ou se mostra é o seguinte: de quem era essa idéia? Como se sente diante duma idéia trágica dessa?

Partindo do reator nuclear de Chernobil vamos em direção a do Fukushima no Japão. Classificado como um projeto frágil já há 40 anos atrás. Tempo mais que suficiente para que o governo japones parasse com o projeto. Mas ninguem não foi capaz de fazer alguma coisa. Hoje já é tarde demais. E fomos obrigados acistir morto de pessoas em torno de 8000 alem de desaparecidas. Fora destruição e prejuisos bilhonários deixado por ondas gigantes.

O homem continua a passar impressão minimisadora sobre a real situação no Japão até hoje. Tentando valorisar uma ideologia que não deu certo. Em nome de “meu projeto...”, “eu fui  ou sou ciêntista mais inteligente...” e em nome da busca de aplausos..., muitos morrem e os autores dos projetos fracaçados nunca sertão punidos. O que é o homem, hen? É ser reacional mesmo!

Sabe se que o risco de tudo que aconteceu neste momento incide diretamento sobre cidadãos japonesa. Concretamente população de Fukishima. Como aconteceu com a população de Chernobil na Ucrânia. Mas, sejamos realista. O mundo é um mundo globalizado. Sabemos que hoje, em questão de horas pessoas, alimentos, mercadorias e animais de quanto é geito, viajam de qualquer lugar de mundo a outro. Transportados ou não, pelo próprio homem. Nisso tudo, existe risco de contaminação. Por isso, não podemos ser indiferentes em relação ao problemas dos outros. Precisamos saber que o que estiver errado com os ucranianos e japoneses, é certo que pode nos atigi onde quer que estejamos. Portanto, é problema nosso.

O homem, precisa aceitar soluções menos ariscadas para se conviver com o meio ambiente e corre menos risco de contaminar e nem agradir a anatureza que já reclama de tanta agreção pelo homem. Quem é engenheiro ambiental ou agrônim sabe disso. Sabe que, tudo que é plantado no solo, absorve indiscriminatoriamente sais minerais e qualque substância esistentes no chão. Portanto, se algum campo acrícula ucraniana/ japonesa estiver contaminados, os produtos plantados alí, poderão ser exportados como alimento e contaminar as pesoas em algum lugar de planeta.

Se se fala em energia para o nosso desenvolvimento, sabe se hoje que energia solar e eólica, são umas das alternativas menos ariscado e nem pului o meio ambiente. Só que o homem foge dessas energias sob alegação de ser cara. A pergunta cabível é: vale apenas conseguir energia barata  depois sofrer consequencias catastróficas como a que estamos acistindo. Ou é melhor envestirmos numa enegia cara que nos dá segurança? Não podemos  continuar a brincar com a vida do planeta e a nossa próprias dos seres vivos. Uma vez que a vida não tem preço. Não há nada que se pode comparar com ela. Porque não procuramos alternativas mais hamaniosas com a natureza?

Sabemos que geólocos e os estudiosos que estudam movimentos tectonicos, descobriram e passaram informação a humanidade de que a região por onde fica o Japão, está situada em sima duma fenda de placa tectônica. O que significa que sempre haverá risco de tremores em Japão. Por que não pensar inteligentemente e desativar essas uginas ou, abandonar projeto desse gênero? Nós humanos podemos inventar até prevenir o que poderá acontecer. Mas nunca sabemos a precisão. Seria então, mais sábio previnir de que remediar.

Quero saber. Governos de Japão vai construir novamente os reatores...? Se fizer isso após essa tragédia, para mim, será uma decisão menos sábia. Ninguem deve confrontar a natureza.

Para terminar. Quero deixar a minha alerta aos queridos leitores, a todos os países do mundo e inclusive ao governo guineenses. Por favor, não umitem informação real da nossa situação. Caso de governo guineense, apelo, caso venha construir um projeto que traga energia elétrica ou explore bauxite, fosfato, petróleo etc, coisas do tipo em prol de desenvolvimento do país. Avalie consequenciais possíveis que poderão atingir a Guiné Bssau. A curto, medio e longo praso. Se chegares a colclusão que há realmente possibilidade de vir acontecer problema que coleque povo em risrco, não o faça. O exemplo da Ucrânia e de Japão, não deve ser repetidos por governo algum do mundo e nem guineense. Infelismente a desgraça de outro pode e deve servir de alerta a nós. Para que não repitamos o mesno erro.

O mundo é de todos reclamemos! Mesmo que ador, não bata aida na nossa porta!

Boa refleção a todos.

Obs: escrevam em brevas palavras para mim, para que eu saiba se há realmente leitores dos meus artigos.

Discordemos uns dos outros, mas de forma saudável!  

 * Licenciado em Teologia e Filosofia


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL