A GUINÉ – BISSAU NA DIÁSPORA / UM CONTRIBUTO PARA A AFIRMAÇÃO DA CIDADANIA.

 

Filipe Sanhá *

 

filipesanha@iol.pt

 

08.08.2009

 

Filipe SanháÉ de toda a conveniência pormos um ponto final no tipo de intervenções castrantes que temos vindo a assistir nos últimos tempos! O site  tem um objectivo, que me parece claro para todos: Contribuir para o debate de ideias sobre o desenvolvimento da GUINÉ - BISSAU. Quando os limites/fronteiras deste objectivo forem outros, não contem comigo, porque não estarei disponível para além destes! Insultos e ostentação de galões, não trilho, porque, sou e continuarei a ser um aprendiz, até ao fim da minha vida. Conhecer os nossos curricula numa fase inicial da nossa inscrição no site, ou seja, quem somos, tudo bem, mas para além disso, não me parece conduzir a nada, é uma pura perda de energias e sinergias, que nos fazem falta, para outros terrenos de batalha de desenvolvimento. Temos estado, ultimamente, envoltos em debates descontextualizados, com pormenores que nada dizem a esmagadora maioria do País. Detesto escrever por escrever, porque isso faz parte doutras esferas de raciocínio e pensamentos! Devemos passar de ataques pessoais para um pensamento convergente, rumo a soluções práticas e específicas para o país, para não nos posicionarmos como “ intelectualóides”, onde alguns pretendem ostentar os galões, que não têm correspondência à equidade social! Este espaço não é uma Assembleia da República, mas sim um espaço, que pretende contribuir para uma reflexão positiva para que os detentores do poder legitimado pelo POVO da GUINÉ - BISSAU, sejam persuadidos a repensar a sua actuação diária, no panorama político e nacional, na condução da coisa pública. Se os destinatários das nossas mensagens tiverem o bom senso suficiente, interpretarão o pensamento dos nacionais na diáspora, porque, embora não sejamos um partido político de oposição, somos cidadãos empenhados na diáspora, que comungam os mesmos ideais dos nacionais residentes, em torno de um único objectivo: CONTRIBUIR, para robustecer a nossa jovem democracia, na expectativa de um desenvolvimento social, económico e cultural. Quem me conhece, como o Professor Doutor Lamarana (pessoa que estimo e admiro, há muito…), sabe que não faço parte de natureza diferente!

Espero que me engane, mas parece haver pessoas interessadas no desaparecimento/destruição deste site! Porquê e porque motivos, só o tempo dirá! Compatriotas, este site é acompanhado e visto por muitos dos nossos concidadãos e ilustres políticos do nosso país, todos os dias, maioritariamente, pela positiva! O Didinho é o fundador e deve ser respeitado e estimado como tal, e como afirmei num passado recente (num artigo meu), ele não é “dono” dele, porque os grandes homens, tal como Karl Marx, o marxismo vai para além do próprio Marx, bem como Cabral foi co-fundador do PAIGC, mas não o dono! Acusá-lo dessa pretensão é, no mínimo, uma visão de ingratidão e redutora da realidade, porque a realidade está patente a todos, diariamente! É um orgulho para todos, termos um site tão visto e aplaudido por tantos, guineenses, amigos e simpatizantes da GUINÉ-BISSAU! Agarremo-nos a esta força de unidade, na diáspora para contribuirmos pelo enaltecimento deste ESPAÇO e para o aprofundamento da nossa cidadania plena, em perspectiva!

Nha muito obrigado, pa Deus djudâno, pabia nô caminhu inda i lundju, na kumpu nô GUINE, ki tudu nós gosta, pabia i terra sabi ki gosta di si fidjus!

 

Filipe Sanhá

 * Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org