A FEDERAÇÃO E O PAÍS

 

 

Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

05.08.2014

Edson IncoptéNa sequência do que antecedeu o jogo da primeira mão da segunda eliminatória de qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2015, onde oito jogadores guineenses foram impedidos de participar devido a irregularidades ligadas aos vistos de entrada no país adversário; os guineenses, não só na Guiné-Bissau, mas em todo mundo, reagiram e continuam a reagir àquilo que muitos designam como desorganização e/ou incompetência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB).

Tenho acompanhado vários debates, sobretudo na Rádio Jovem, e tenho igualmente visto o posicionamento de vários conhecidos e amigos no facebook. E ciente que existem pessoas com melhor conhecimento do futebol guineense do que eu, não pretendo com estas linhas apresentar mais do que a minha opinião sobre tudo o que se tem debatido sobre a questão do futebol guineense e da FFGB. Opinião que, em molde simples, começo por apresentar em forma de questionamento:

Porque razão “estranhar” uma federação de futebol que ao longo de anos se tem revelado à imagem do país, comido por guerrinhas, por uma cultura de leviana benevolência e não prestação de contas aos seus associados, igualmente mal organizados, e portanto, sem capacidade de imprimir outra dinâmica e cultura de exigência na instituição?     

Quero com este questionamento dizer que não é certo, nem deve ser aceitável para nenhum guineense, interessado na matéria, que se restrinja toda a desorganização da FFGB e, consequentemente, do futebol guineense a este momento, a esta eliminatória perdida para a seleção do Botswana, na sequência do que antecedeu o jogo da primeira mão. Ou seja, estes dois jogos não podem resumir toda a falha, toda a instabilidade de uma estrutura que nunca foi sólida!

É preciso assumir que a FFGB não funciona há muitos e muitos anos! Diria, aliás, que neste meu ainda curto tempo de vida, nunca senti que aquela instituição funcionasse, de facto. Tem sido, à semelhança de muitas outras, uma instituição fantasma. E é preciso assumir esse facto para, a partir daí, seguir para uma restruturação bem pensada. E não uma restruturação movida pelo alvoroço dos últimos acontecimentos.

Na minha opinião, seria um erro que se operasse uma restruturação tendo em conta, apenas e só, este momento da FFGB; tendo em conta, apenas e só, uma mudança de dirigentes na FFGB; uma restruturação que não implique uma mudança radical nos clubes de futebol, enquanto associados com competências para exigir contas à Federação, recorrendo, se for o caso, à CAF e à FIFA; uma restruturação que não reveja a própria relação que existe entre a FFGB e o Governo e/ou a política duma forma geral.  

Qualquer mudança que olhe apenas para a FFGB, seria uma fantochada, porquanto ser uma mudança de cima para baixo. E uma mudança desse género, não vai, propriamente, à raiz dos problemas.

Por outro lado, uma mudança na FFGB que não passe por um maior engajamento dos jogadores, antigos e actuais, seria na minha opinião, pouco sustentável. Isso porque, melhor do que ninguém, conhecem o que vai no seio daquela instituição. Indo mais longe, ouso dizer que só os jogadores podem mudar, verdadeiramente, a situação do futebol guineense. Mas para isso é preciso que os actuais sejam homens e não meninos e queiram mais do que, simplesmente, jogar à bola, ganhar dinheiro e fama na praça de Bissau. É preciso que sejam, em primeiro lugar, cidadãos e queiram enfrentar sem passividade, sem benevolências os males da FFGB. É preciso que não suportem mais o clima do “deixa andar” e só reagir depois da corda arrebentar. Assim como é preciso que os antigos jogadores, os nossos mais velhos, não aguardem, passivamente, que sejam chamados a intervir no futebol guineense. Pois mesmo que não estejam dentro da Federação, podem sempre ter uma voz activa e criticar, duramente, quando assim é necessário. E isso não é somente necessário depois da corda arrebentar.     

Num outro prisma, e se tivermos em conta que a maioria dos jogadores ao serviço da seleção neste momento, actuam na Europa, acabando por adquirir um conhecimento de como as coisas funcionam nos seus clubes, esse conhecimento, mesmo que pequeno, deve ser colocado também ao serviço da seleção, com humildade, é verdade, mas também com audácia. Mas para isso, volto a dizer, é preciso que não se vejam como, apenas e só, jogadores da bola. Os jogadores podem e devem contribuir para o melhoramento da nossa Seleção Nacional também fora de campo. Assim como podem e devem promover um outro tipo de contacto, mais forte, com os seus clubes de origem na Guiné-Bissau, ajudando-os a melhorar as suas estruturas.  

Resumindo este último paragrafo, posso afirmar que entre o incompetente e aquele que percebendo, mesmo que pouco, deixa andar, existe, no mínimo, uma certa cumplicidade. E neste caso, os jogadores percebem, mesmo que minimamente, como as coisas funcionam nos seus clubes. Portanto, que não deixem andar; que não queiram ser cúmplices.

Quanto a política e ao país, é preciso referir que, tal como acontece aqui em Portugal, uma relação com o futebol baseada no aproveitamento mediático do desporto rei, pode ser bastante perigosa; principalmente quando falamos de uma sociedade onde a política é ainda fortemente marcada pelo nepotismo. Essa relação pode dissipar, ainda mais, as fronteiras, que se deveriam ter bem definidas, entre dirigentes desportivos/figuras do desporto e políticos.

Dir-me-ão que, como qualquer desporto, o futebol pode ser um mecanismo de congregação, de união do povo guineense, pela paixão que move. Realmente pode! Mas é necessário que haja um plano bem definido, com indivíduos competentes, imbuídos de patriotismo e sentido de compromisso. E não indivíduos que, entre guerrinhas, querem estar na FFGB com o objectivo de auferir ilegalmente do dinheiro proveniente da FIFA.

Porque se em verdade, a FFGB, além de várias outras doações, recebe todos os anos bastante dinheiro da FIFA, para onde vai esse dinheiro?

Nada contra os movimentos de pressão que surgiram na sequência dos últimos acontecimentos, muito pelo contrário. Contudo, entendo que se os membros desses movimentos, capazes e pretendendo mudar verdadeiramente o estado do futebol guineense, devem-se empenhar, sobretudo, em fazer um trabalho mais pedagógico e menos mediático a nível dos clubes, para que a partir daí as mudanças cheguem à Federação. Porque qualquer movimento fora dos clubes de futebol, com objectivo pressionar a Federação, desculpem que diga, será inútil.

Finalmente, gostava de dizer, em jeito de um brevíssimo comentário, que as palavras do Sr. Manuel Irénio Lopes Nascimento, presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, além de tamanha arrogância, passado um atestado de burrice a todos aqueles que o criticavam, como se fosse o único sabichão no meio de um bando de burros, revelaram também, ele que me desculpe, falta de postura para estar à frente de um projecto como a FFGB. Mas como já havia dito, a decisão de o ter ou não como líder só cabe aos associados.  

Se queremos, verdadeiramente, mudar o nosso país, não encaremos nenhuma mudança como isolada. Nem a queiramos forçar antes de ser muito bem pensada.

Tem que haver sim uma mudança na Federação de Futebol da Guiné-Bissau, mas que não seja uma mudança de mudar por mudar! Que seja uma mudança bem pensada, para que assim seja sustentável.

Estamos juntos!

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL