A FALTA DA VERDADE *


 

Umaro Djau *

umarodjau@gmail.com

13.02.2013

Na Guiné-Bissau, muitas questões continuam a ser tabus, mesmo tratando-se dos assuntos de natureza pública e de gestão dos recursos de Estado.

Tanto assim que – se a memória não me falha – não há um único caso de um agente de Estado ou um ocupante de qualquer cargo público ter sido conduzido à justiça por indícios ou prática de corrupção, isto apesar de o país se tornar independente há quase 40 anos.

Será que a maioria dos guineenses se identifica “naturalmente” com a prática da corrupção? E porquê?

Caso as respostas forem afirmativas, pergunta-se então: como é que se consegue desenvolver um país se as pessoas no poder ou na administração pública podem “roubar” abusivamente, sem que NUNCA sejam responsabilizadas?

A gestão honesta da coisa pública, na minha opinião, pode ser guiada por dois elementos sociais e cívicos: “bons” princípios morais e individuais ou “uma” boa aplicação da lei e da justiça.

E, na ausência de ambos, devemos então aceitar o facto de a corrupção ser tristemente uma parte da “cultura” guineense. Ela, a corrupção, tem sido de algum tempo para cá, o sinónimo de “matchundadi”. Os vizinhos, os familiares e amigos sempre aplaudem. E o povo fica na margem.

Ainda assim, apesar desta atitude de "aceitação" e "aprovação", pretendemos ter uma nação ímpar e ser gente com nobres princípios, mas quando todos nós pretendemos apenas compartilhar o fruto da corrupção. De resto, não queremos saber – “n’ka mati, n’ka odja”.

Amigos, uma nação não se constrói com os alicerces da corrupção e da impunidade. Seja ela uma nação africana ou europeia. Aliás, como vai o ditado, “poucos beneficiam com a corrupção e todos pagam por ela”. Esta geração e as vindouras.

 

 

* Partilhado do texto original publicado no Facebook - na página pessoal do autor Umaro Djau, com a sua devida autorização.

* Jornalista

COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL