A ética

Por: Alexandre Tavares

26.04.2008

Na nossa infância foram-nos incutidas normas e regras de uma boa conduta, lembro-me que os nossos pais se preocupavam sempre com os nossos comportamentos quando estes não iam de encontro aos limites e normas impostos pela sociedade civilizada, de forma a evitar os atritos culturais e religiosos.

É muito difícil que alguém que não possua ética a adquira, por isso, os nossos pais não pouparam esforços de nos incutir normas de vida para que nos soubéssemos orientar mesmo em situações extremas.

A ética é um dos elementos fundamentais, dos mais importantes de qualquer sistema económico; como podemos testemunhar, a falta de ética da nossa classe política e empresarial ajudou de alguma forma a deteriorar a nossa classe social. Voltando umas décadas atrás recordo-me da era dos Armazéns do povo, Socomin e da casa Gouveia, naquela altura a Guiné Bissau estava numa situação confortável, por assim dizer, porque existiam valores que guiavam a nossa vida e as pessoas trabalhavam com toda a dignidade e recebiam os seus salários, o que ajudava a criar um ambiente de comportamento baseado na ética, aspecto muito importante para qualquer país interessado na melhoria do seu nível de vida.

Valores que também ajudam a evitar conflitos e práticas de injustiça; que ajudam a resolver dilemas e a construir uma sociedade projectada para o desenvolvimento económico. O modo de ser ou de comportamento só é atingível se estiver inserido na cultura, na religião e na tradição. Segundo Bob Dylan: « Venham escritores e críticos que façam profecias com a sua caneta e mantenham os seus olhos abertos, a sorte não voltará outra vez e não falará tão depressa, pois os motores ainda estão a aquecer….. Pois os tempos estão a mudar..» isto quer dizer que com o mundo em constante mudança, ao invés de lutar contra a mudança estrutural a Guiné Bissau devia abraçá-la e, também devemos estar preparados para aceitar as oportunidades e não ficarmos agarrados ao nosso passado. A disciplina nasce do auto controlo, isto significa que devemos controlar os nossos defeitos, o auto domínio é uma tarefa árdua e se não levarmos a melhor sobre nós mesmos, então seremos derrotados por nós mesmos. Ao colocarmo-nos em frente a um espelho poderemos ver simultaneamente o nosso melhor amigo e o nosso maior inimigo.

Ao longo da maior parte da história a vida dos Guineenses foi penosa, nesta fase de arranque ou descolagem temos que olhar para todas as vertentes sociais e económicas dos Guineenses, caso contrário estaremos a dar razão à afirmação da Madre Teresa: « Se eu olhar para a massa, nunca agirei. Mas se olhar para um só, sim agirei.»

Ter uma visão global do mundo, da natureza e objectivo humanos e valorizar os nossos recursos naturais é a única fundação sólida de uma atitude ética.

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org