A Educação anda mal!? Porquê?

 

 

Por: Edson Incopté

 

08.02.2008

 

 

 

Talvez algumas pessoas possam não concordar comigo, mas penso que a Educação no nosso Querido país anda muito debilitada; única e exclusivamente por conveniência de alguns ditadores que por lá continuam. Pois como é mais do que lógico, um povo sem uma boa Educação é muito mais fácil de manipular do que um povo culto e com plena consciência dos seus direitos e obrigações.

Nas escolas já é música falar nas prejudiciais greves dos professores, greves essas que chegam a durar semanas isso se não chegarem a meses. Não condeno os professores que só fazem o que lhes compete para lutarem pelos seus direitos, até porque muitas vezes já chegaram ao extremo e não têm outra forma de lutar, pois ficam cerca de sete, oito meses sem receber! Condeno sim, aqueles que já designei anteriormente de ditadores, que não estão minimamente interessados na Educação do povo Guineense. Desde quando é que um Chefe de Estado minimamente preocupado com a Educação do seu povo diz: que: quem chumbou foram os professores “por terem feito greve” e não os alunos que automaticamente transitam todos de classe (palavras minhas), pois o nosso país já teve um assim e acho que todos se lembram bem daquele senhor que se gabava de ser tão inteligente, mas assim que chegou ao poder ficou burro. Essa declaração ilustra claramente o pensamento de todos eles.

Quando falamos de um povo minimamente culto, estaremos a falar também na leitura, certo? Então alguém que me informe sobre quantas bibliotecas tem a Capital do nosso país, já nem falo em todo o território nacional. Tenho a certeza que não chegam a dez. Até uma pessoa com pouca inteligência sabe que os livros são uma ameaça ao poder dos ditadores, pois não há nada como um livro para nos ensinar a fazer perguntas! Quando as perguntas começam a ser constantes é sinal de que alguma coisa esta mal! Também todos vimos que ao longo da história a maioria dos ditadores odiava livros e alguns até os tentavam queimar!

Na minha humilde opinião a melhor maneira de fortalecer a Educação de um povo é através da construção de Escolas e Bibliotecas. Como alguém já disse: ´”por cada dez escolas que se inauguram há, algures, uma fábrica de armas que entra em colapso. Por cada biblioteca que se abre há, um ditador que estremece”. Eu não podia estar mais de acordo com essa ideia! A nossa educação tem claramente por passar por essa tese, pois o povo guineense já há muito que carece de uma boa Educação.

Por tudo o que já disse antes, concluo esta reflexão com mais um apelo, que espero que não ser em vão, aos nossos governantes para no mínimo reverem a situação da Educação na GUINÉ-BISSAU, pois isso é a coisa mais importante para se criar uma boa sociedade.       

     

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org