A CRÍTICA É UMA FERRAMENTA DA DEMOCRACIA!

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

04.06.2011

Fernando Casimiro (Didinho)O que muita gente continua a não reconhecer, ou finge desconhecer, é que, se nos dias que correm as acções bárbaras que num passado recente, bem recente, ocorriam na Guiné-Bissau deixaram de acontecer, não foi fruto do silêncio dos indiferentes, mas que entre muitos factores que contribuíram para essas mudanças de atitude, está a acção da crítica e da denúncia dos que cultivam a Cidadania, comprometidos com a República, com o bem-estar dos guineenses, com a Democracia e com o respeito pelos Direitos Humanos!

Dêem-nos razões e motivações (que não conseguimos apurar ao longo dos anos), para em vez da crítica, elogiarmos a acção e o desempenho das governações que têm dirigido a Guiné-Bissau.

Dêem-nos sugestões sobre o melhor caminho a seguir que não o da sensibilização visando a consciencialização, a reflexão e a promoção do debate de ideias, para, humildemente, reavaliarmos o que de errado fizemos desde a criação do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO, a 10 de Maio de 2003 até aos dias de hoje, e assim, corrigirmos nossa linha de orientação.

Provem-nos que a crítica à governação é prejudicial ao país e que os governantes devem ser idolatrados ao invés de serem avaliados e responsabilizados, através da crítica construtiva -  ferramenta da democracia - pelo desempenho das suas funções ao serviço do Estado (que lhes paga os salários e demais mordomias/regalias), quiçá, ao serviço do povo que têm obrigação de servir e prestar contas.

Ao longo dos anos, o site www.didinho.org tem orientado as suas áreas de intervenção para a promoção da Cultura da Cidadania, visando despertar a consciência cívica dos guineenses, incluindo a classe política, para o assumir do compromisso para com o país.

Ao longo dos anos, foram criadas no site www.didinho.org diversas secções temáticas de interesse colectivo visando ajudar a encontrar respostas e soluções nessas matérias, tendo a Guiné-Bissau como referência na aplicação da partilha de conhecimentos e experiências de cada colaborador.

Nas nossas áreas temáticas abordamos assuntos sobre a Educação, a Saúde, a Cultura, a Criança, a Mulher, o Turismo e Meio Ambiente, Cidadania e Direitos Humanos.

Para além das áreas temáticas, disponibilizamos um espaço aberto, o "Nô Djunta Mon", que dá voz a todos quantos querem partilhar seus pensamentos em forma de texto de opinião geral.

Muitos quadros (de referência e reconhecimento internacional) guineenses e amigos da Guiné-Bissau, dos mais variados níveis académicos e áreas profissionais aceitaram participar/colaborar livre e gratuitamente neste nosso Projecto, para desta forma, darem os seus contributos à Guiné-Bissau.

Por incrível que pareça, algumas pessoas continuam a não dar mérito ao facto de o site www.didinho.org ter conseguido congregar intelectuais e grandes especialistas guineenses de diversas áreas no apoio ao país e no compromisso de terem a Guiné-Bissau como o partido de todos os guineenses!

Aproveito para agradecer a todos que colaboraram e, ou, continuam a colaborar connosco (sem que alguma vez tivessem que julgar o criador do Projecto pelo que pensa e escreve), por acharem que o Projecto, independentemente das diferenças/divergências e carências, é uma estrutura que, no geral, facilita a promoção da Cidadania na Guiné-Bissau, factor fundamental para o desenvolvimento social e afins, de qualquer país.

Muitos que hoje se insurgem contra nós foram convidados a contribuir com matérias sobre a Educação, a Saúde, a Mulher, a Criança, a Cultura, etc., e embora tenham aceitado participar, volvidos tantos anos, ainda aguardamos pelos seus contributos... Sim, criticar é fácil mesmo!

Sobre a acção da crítica como ferramenta da Democracia e um direito cívico, quero partilhar com os leitores um bom exemplo vindo de Cabo Verde, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Ulisses Correia e Silva.

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=32779&idSeccao=523&Action=noticia

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL