Acordo de cooperação assinado entre o Governo da GUINÉ-BISSAU, PNUD e o governo Espanhol para informatização de órgãos públicos.

 

 

 

 

 

Por: Arnaldo Afonso da Costa *

Colaboração de Glória Castelhano

Braga, 22 de Dezembro de  2007

 

Felicito as entidades acima referidas pelo acordo de cooperação assinado (23.11.2007) para a informatização de órgãos públicos da Guiné-Bissau[1], uma vez que, mais vale tarde do que nunca, nesta era da sociedade de informação e conhecimento.

Gostaria só de recordar que, não basta apenas informatizar os órgãos públicos mas é preciso capacitar os recursos humanos, afim de, poderem tirar proveito das infra-estruturas tecnológicas existentes, em prol do aumento da produtividade e por conseguinte, poderem contribuir, a longo prazo, para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Também se estará a contribuir para a desburocratização dos procedimentos institucionais tornando o atendimento ao público mais flexível, personalizado e transparente.

Para que os cidadãos tirem partido da informatização de órgãos públicos deve-se equacionar e tentar resolver a curto prazo alguns problemas tais como: falta de energia eléctrica, insuficiência de recursos humanos capacitados para lidar com as novas tecnologias ou zelar pela manutenção da infra-estrutura tecnológica criada. Quanto ao problema de energia eléctrica, os geradores ou painéis solares, são pequenas soluções mas há que resolver este problema que constitui um dos entraves ao desenvolvimento. A qualificação dos recursos humanos na área de novas tecnologias é fundamental para um desenvolvimento sustentável na Guiné-Bissau. Não basta dar formações de capacitação na óptica do utilizador aos funcionários públicos mas é necessário apostar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos para que ao longo da escolaridade básica, secundária ou superior possam adquirir conhecimentos e competências na área das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Desta forma, estarão preparados para rentabilizarem as infra-estruturas tecnológicas que vão estar ao seu dispor e também poderão competir, comunicar, partilhar com pessoas de outras partes do mundo aspectos como negócios, amizades, projectos, etc. Por este motivo, endereçamos uma carta ao actual Sr. Ministro da Educação, Ciência e Ensino Superior e também ao Senhor Secretário de Estado da Cooperação Internacional na qual apresentamos um ante-projecto que visa integrar e implementar no sistema de ensino da Guiné-Bissau uma disciplina chamada Tecnologias de informação e Comunicação – TIC, consultar o site: http://www.didinho.org/EDUCACAO.htm para mais informações. Esta disciplina contribuirá a curto e longo prazo para capacitar os cidadãos a saberem utilizar e rentabilizar as ferramentas das novas tecnologias afim de entrarem na era da globalização, economia de mercado, da sociedade de informação e de conhecimento.

Tanto na Guiné-Bissau como na diáspora existem quadros informáticos qualificados com experiência reconhecida e que poderão contribuir não só para o grande desafio de informatização de órgão públicos, na capacitação dos recursos humanos mas também na manutenção das infra-estruturas tecnológicas a longo prazo. Espero que esta oportunidade do governo electrónico seja o início de um longo caminho a percorrer e em que, se realizarão projectos nos quais são convidados os quadros locais e os da diáspora a darem o seu melhor para o bem dos guineenses e da Guiné-Bissau.

Esperamos que o projecto TIC no sistema de ensino possa ser elaborado e implementado a curto prazo com o apoio do governo da Guiné Bissau e dos seus parceiros de cooperação, afim de que, a informatização dos órgãos públicos tenha a longo prazo resultados visíveis e satisfatórios, a bem dos Guineenses e da Guiné-Bissau.

 


 

[1]  Fonte: www.noticiaslusofonas.com em 28.11.2007

 

 

*Professor de TIC do ensino básico e Secundário (Ministério de Educação – Portugal). Especialista na área de Educação, Cooperação e Desenvolvimento e Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho – Portugal.

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org