A COBARDIA DE UM PRIMEIRO-MINISTRO CORRUPTO E CÚMPLICE DA BARBÁRIE! (2)

..."Como sabe, além de político eu sou empresário, tenho parceiros aqui, em Portugal, sou sócio da PetroMar, que é a maior empresa guineense e um bom exemplo da cooperação luso-guineense, sou também sócio fundador da Petrogás, ou seja, empresas ligadas ao grupo Petrogal. Sou também accionista maioritário do Banco da África Ocidental, ligado ao grupo Montepio e ao banco Efisa. Nós pensamos que para o bom relacionamento histórico e empresarial a minha passagem por Portugal é quase uma obrigatoriedade."  Carlos Gomes Jr., actual Primeiro-ministro da Guiné-Bissau em entrevista ao Semanário - 13.06.2003

http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=1191

 

PETRÓLEOS DE PORTUGAL – PETROGAL, S.A.

O Grupo Petrogal ("Grupo") é constituído pela Petróleos de Portugal - Petrogal, S.A. ("Petrogal") e subsidiárias, está inserido no Grupo Galp Energia, e tem por principal objecto social as actividades de pesquisa e exploração de petróleo bruto e gás natural e de refinação, transporte, distribuição e comercialização de petróleo bruto e seus derivados e gás natural.

A Petrogal foi constituída em 1976, através do Decreto-Lei n.º 217-A/76 de 26 de Março e tem a sua sede em Lisboa.

No âmbito da reorganização dos sectores de petróleo e gás em Portugal, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 137-A/99, de 22 de Abril, o Estado Português transferiu em 1999, para a Galp - Petróleos e Gás de Portugal, S.G.P.S., S.A. (actualmente denominada Galp Energia, S.G.P.S., S.A. ("Galp Energia") a sua participação representativa de 55% do capital da Petrogal. Ainda no âmbito da reorganização daqueles sectores, a regulamentação relativa à primeira fase de privatização da Galp Energia , prevista no Decreto-Lei n.º 261-A/99, de 7 de Junho, permitiu a transferência da participação representativa de 45% do capital da Empresa detida pelos accionistas privados para a Galp Energia, tendo em vista as fases seguintes de privatização daqueles sectores económicos. Assim, em 31 de Dezembro de 2002, a totalidade do capital social da Petrogal é detido pela Galp Energia.

A Petrogal é a única empresa a operar o sector de refinação de petróleos em Portugal e controla maioritariamente a distribuição de produtos refinados através da marca GALP de que é proprietária.

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

03.01.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Querem tomar-nos por ignorantes; riem-se de nós, dizendo: eles não vêem nada e até contentam-se com pouco... A este propósito, desculpem a expressão, um velho ditado português diz "quem nunca teve nada, julga que merda é marmelada..."

Alguns poucos guineenses são milionários e esse estatuto não se refere simplesmente ao espaço geográfico da Guiné-Bissau. São milionários na Guiné-Bissau e em qualquer parte do mundo. Entre esses poucos guineenses, para além da família directa do ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira, assassinado a 2 de Março de 2009, encontra-se o actual Primeiro-ministro da Guiné-Bissau Carlos Gomes Jr.

Certamente que há outros no lote dos poucos, mas verdadeiros milionários guineenses, à custa dos desvios de dinheiros do Tesouro Público; das negociatas das riquezas naturais e bens patrimoniais do país; das negociatas em prejuízo das Finanças Públicas e a favor dos seus interesses empresariais, enquanto empresários e governantes; à custa do narcotráfico etc.

Milionários criminosos, que continuam a sugar a Guiné-Bissau, sem que nada lhes atormente, pois são eles os "donos do poder".

Como conseguiu o actual Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior tornar-se milionário?

Numa primeira fase, levando à falência a empresa guineense de Distribuição de Combustíveis e Lubrificantes  - DICOL, da qual era o Director-Geral, sem que isso lhe tivesse causado problemas, pois era Carlos Gomes Jr., na altura, "testa de ferro" do então Presidente João Bernardo Vieira. Velhos e bons tempos duma amizade baseada em interesses pessoais e familiares...

Depois do enriquecimento com a DICOL, Carlos Gomes Jr., em quem Nino Vieira confiou, tendo registado em seu nome diversos bens do património da Guiné-Bissau, de valor incalculável, assim que viu Nino Vieira em "desgraça" e exilado em Portugal após a guerra civil de 1998/199, assumiu na plenitude a propriedade de tudo o que, na verdade, já estava registado em seu nome.

Quando Nino Vieira regressou ao poder na Guiné-Bissau em 2005, era Carlos Gomes Júnior Primeiro-ministro, aqui também, o próprio estatuto de Presidente do PAIGC que lhe permitiu chegar ao poder político, foi conseguido à custa do seu apadrinhamento no partido, por parte de Nino Vieira, quando ainda eram amigos.

Nino demitiu-o do cargo de Primeiro-ministro, vinte e oito dias após tomar posse como Presidente da República e ninguém teve dúvidas que o que estava em causa eram disputas pessoais motivadas pela usurpação dos bens que Nino Vieira tinha confiado a Carlos Gomes Jr. no passado.

Nino chegou a exigir publicamente que Carlos Gomes Jr. lhe devolvesse os seus bens.

Claro que esses bens não eram propriamente do Nino e tão pouco de Carlos Gomes Jr. Esses bens eram e são da Guiné-Bissau, do povo guineense e hoje, continuam a sustentar o estatuto de milionário e "empresário de sucesso" que se atribui a Carlos Gomes Jr.

Como podia Carlos Gomes arranjar tanto dinheiro para se gabar em 2003: "sou empresário, tenho parceiros aqui, em Portugal, sou sócio da PetroMar, que é a maior empresa guineense e um bom exemplo da cooperação luso-guineense, sou também sócio fundador da Petrogás, ou seja, empresas ligadas ao grupo Petrogal. Sou também accionista maioritário do Banco da África Ocidental, ligado ao grupo Montepio e ao banco Efisa.", senão através da roubalheira?

Na Guiné-Bissau de hoje, embaixadores e empresários estrangeiros fazem propaganda a favor do Governo da Guiné-Bissau, como se conhecessem a realidade da Guiné-Bissau melhor do que os próprios guineenses. Eles são os embaixadores de Portugal, do Brasil e de Angola, ou não fosse este o triângulo conspirador de todos os interesses na exploração das riquezas da Guiné-Bissau...

Qual é o embaixador estrangeiro que se atreve a intrometer, a fazer propaganda por um qualquer governo no poder em Portugal, por exemplo, sem que haja repúdio dos partidos de oposição e dos cidadãos portugueses?!

Na Guiné-Bissau, no entanto, parece que não há oposição política e como tal, os estrangeiros sejam eles quem forem, continuarão a bater palmas a Cadogo Jr., o garante da defesa dos interesses estrangeiros na Guiné-Bissau e também, das suas próprias empresas, em detrimento da defesa dos interesses da Guiné-Bissau!

É pena que os guineenses continuem a não querer exigir a verdade e a Justiça para que se tire o lixo do caminho e se possa caminhar, de facto, rumo à Paz, à Estabilidade e ao Desenvolvimento.

É pena que o país continue assente em frágeis alicerces, vivendo da mentira e, por isso, sujeito a desmoronar-se um dia qualquer, perante uma qualquer tempestade mais forte do que aquelas a que temos assistido ao longo dos anos...

Aquando da abertura em Novembro passado de um posto de abastecimento de combustível da Galp Energia, na Guiné-Bissau, houve discursos de conveniência, demonstrativos de falta de consideração pela visão dos guineenses. Só que nem todos os guineenses estão a dormir, nem todos os guineenses são ignorantes.

Afinal, podemos concluir que, são muitas as razões que ligam a Galp Energia ao actual Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior...

Haja vergonha!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

A COBARDIA DE UM PRIMEIRO-MINISTRO CORRUPTO E CÚMPLICE DA BARBÁRIE! 16.11.2009

14-11-2009 3:44

Guiné-Bissau
Galp Energia abre mais um posto de abastecimento como "prova de confiança no país e líderes"

Bissau - A Galp Energia, que possui 80 por cento da empresa guineense Petromar, inaugurou sexta-feira, no norte da Guiné-Bissau, um novo posto de abastecimento de  combustível, como prova de confiança no país e nos seus líderes.  
A inauguração do posto de abastecimento de São Domingos é uma "prova de confiança no país, uma prova de confiança nos líderes políticos do país e uma prova de confiança no futuro face à crise", afirmou no final da cerimónia de inauguração Fernando Gomes, administrador-executivo da Galp.  
 
"A Galp investiu aqui quatro milhões de francos cfa e criou mais uma dúzia de postos de trabalho", afirmou o antigo presidente da Câmara do Porto, sublinhando que a petrolífera portuguesa emprega directamente na Guiné-Bissau mais de 120 pessoas.  


Fernando Gomes disse também que estão mais investimentos previstos para o país, nomeadamente no "domínio das infra-estruturas de abastecimento".
 
Uma mais valia para a Guiné-Bissau porque aquelas  infra-estruturas "vão constituir também reservas estratégicas para a região", frisou.  


Sublinhando que a Galp Energia privilegia os investimentos nos países onde Portugal se encontra tradicionalmente, Fernando Gomes anunciou que ao nível daquela sub-região a empresa portuguesa adquiriu "há muito pouco tempo todas as infra-estruturas de abastecimento na Gâmbia".   


"A Galp através das suas filiadas está na Guiné-Bissau há mais de 50 anos e vai estar no futuro com uma posição cada vez mais forte", concluiu Fernando Gomes.  
 
Na cerimónia de inauguração do novo posto de abastecimento esteve também o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, que afirmou que o governo cumpre o que prometeu durante a campanha eleitoral para as legislativas de 2008.  


"Vamos ser capazes de trazer as melhores empresas para esta região". "A cooperação portuguesa tem demonstrado que, através das suas empresas, continuará a apostar na Guiné-Bissau e com isso querem demonstrar ao mundo que as pessoas interessadas em denegrir a imagem do país continuarão frustradas", sublinhou.  


O primeiro-ministro lembrou também que tem uma moeda estável por pertencer à União Económica Monetária da África Ocidental e que os interessados em investir no país, que tem ainda recursos para explorar, podem alargar o investimento a todos os Estados-Membros daquela união monetária. 

Fonte: Angola Press

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org