Acerca do monumental apoio da Comunidade Internacional a NINO VIEIRA aquando do ataque à sua residência

 

Por: M´BOTÉ N´GUILIM

06.12.2008


Acho que nós guineenses, agora mais do que nunca, devemos ter a coragem de pronunciarmo-nos criticamente sobre o que tem vindo a acontecer no nosso país, denunciando de forma inequívoca as manobras obscuras e escandalosas por parte da chamada COMUNIDADE INTERNACIONAL (ONU, UE, PORTUGAL, CPLP etc.), que a meu ver constituem um bloco económico cujo objectivo principal, à partida, é o de salvaguardar os interesses dos países detentores das tecnologias avançadas (desenvolvidos), em prejuízo de países como o nosso, que funcionam como entrepostos para lavagem de dinheiros ou fontes de matéria-prima.

A assim chamada "Comunidade Internacional" devia mudar seriamente a sua política de hipocrisia e frieza em relação a este pequeno país, que bem precisa de sair deste marasmo:

Sabe-se que um líder de um Partido Politico entregou ao representante da ONU em Bissau (O NIGERIANO - GENERAL) um dossier sobre o tráfico de droga na Guiné-Bissau. A mesma instituição, as Nações Unidas, através dos seus agentes secretos em Bissau, fez entrevistas secretas a vários dirigentes e altas figuras do Estado e do governo guineense, entrevistas essas que contêm denúncias graves.

Sabe-se também que o ex-almirante BUBU NA TCHUTO foi chamado duas vezes pelo PGR para depor sobre o tráfico de drogas, e que fez graves acusações que implicavam altas figuras do Estado entre eles o próprio GENERAL Presidente da República, mas esses depoimentos nunca vieram a público.

Após o misterioso desaparecimento dos 650 kgs de drogas no Governo de Aristides Gomes (líder do PRID do general Nino), não houve nem acusado nem julgado e muito menos, manifestações, como se de crime não tratasse.
Sabe-se também da apreensão dos colombianos que vinham acompanhados de um militar próximo do GENERAL Chefe FA. Os colombianos acabaram por ser libertados a mando do JUIZ e nunca mais se soube fosse o que fosse do militar. Não houve nem acusado nem julgado e muito menos, manifestações, como se de crime não tratasse.

O Sr. QUECUTO, é um nome consensual em Bissau como o intocável da droga, conhecido por todos, mas que goza de uma protecção invisível e invencível.

Com todos estes dados a Comunidade Internacional não pode continuar a fingir os factos, pois isto poderia significar que é conivente, porque quem cala consente. Este tipo de atitudes configuram, isto sim, um mau serviço à nação, prestado por uma organização como é a ONU.

A continuar assim, os guineenses poderão começar a questionar-se sobre a utilidade da presença da Comunidade Internacional no país, porque o que se pretende dela é, acima de tudo, que salvaguarde os direitos fundamentais dos cidadãos, que vigie de forma isenta a aplicação da justiça e a luta contra o anarquismo. Por isso não deveria acomodar-se tanto com a invasão do nosso território pelos traficantes, com as constantes violações do espaço aéreo nacional com avionetas transportadoras de drogas. Ou que faça como fez desta vez o FMI que, apercebendo-se que não havia condições de segurança simplesmente abandonou o pais.

Sobre o GENERAL NINO, meus deuses! Nem sei por onde começar!
Sempre achei que este Sr. era e seria sempre o pior inimigo do povo guineense. Também acho que enquanto vivo e na política activa não poderíamos falar de uma verdadeira democracia na Guiné. Simplesmente porque este senhor é um ditador. Ora geralmente um ditador ou evolui e muda a si mesmo, ou morre. Claro que dificilmente morre de causas naturais. Não faltam exemplos. Este perfil encaixa perfeitamente ao nosso GENERAL. Desenganem-se os guineenses que o consideram agora como o precursor da democracia na Guiné, ou os que o acham como factor da união dos guineenses, até como combatente. É um intrigueiro. Tagme que o diga.

Nós guineenses, sobretudo os que têm mais instrução e por conseguinte mais esclarecidos, prestamos maus serviços ao nosso país ao continuarmos a apoiar este sanguinário crónico que só olha para a promoção pessoal e os negócios ilícitos dele com a sua clientela europeia Acho que não faz sentido organizarem-se mega manifestações de solidariedade sobre uma clara e encenada tentativa de assassínio de um crónico e violento homem como o NINO. Pessoalmente não acho piada, como não acharão muitos guineenses honestos, que têm a memória dos anos de governação deste SR.

SERÁ QUE JÁ SE ESQUECERAM DO RICO CURRICULUM DO GENERAL?

Organizou o 1º Golpe de Estado contra  o presidente Luís Cabral – acusando-o de assassínio de guineenses e dos comandos africanos no pós-independência e de desvio das riquezas da Guiné para Cabo-Verde!?

Porém o real objectivo de NINO era:
Assalto ao poder, como infelizmente conseguiu. Seguiu-se um caos geral que resultou na divisão entre a Guine e Cabo-Verde, dando-se assim o 1º passo rumo à divisão dos próprios guineenses do continente. Seguiu-se o desmoronamento do sonho de Cabral e da maior parte dos guineenses e cabo-verdianos.

Será que já passou assim tanto tempo para não se lembrarem do Caso 17 de OUTUBRO de 86?

2ª Acusação: golpe militar dos balantas. Sentia o seu poder ameaçado pela figura e pelo carisma do Paulo Coreia e Dr. Viriato Pã (este nem militar era) e de mais outros que começavam a questionar sobre objectivos da" Revolução de 14 de Novembro". Aproveitou-se da festa de despedida de Ghare Iala Iamta, nomeado como embaixador num país de Leste. Seria esta então a reunião magna dos balantas para o derrubar. Foi assim que tudo começou, quando já estava em viagem para os Estados Unidos.

Houve 39 oficias militares de etnia balanta acusados e julgados. Os mais influentes foram condenados à pena capital e cobardemente executados. Ainda hoje os familiares esperam por justiça. Restos mortais?! Mistério. Os parentes continuam a aspirar um funeral condigno para os seus entes queridos, mas até quando?

Vergonhosamente este acto constituiu um sinal claro de divisão profunda dos guineenses acentuando assim as clivagens tribais. Foi a 1ª, vergonhosa e uma verdadeira atitude de tribalismo inconsciente do NINO, sobretudo no meio de classe castrense. A Liga dos Direitos Humanos? O que é…. Nações Unidas e Comunidade Internacional….Deixe lá, são coisas de brancos…!

O Real objectivo do General de Divisão era:
Eliminar os adversários políticos (Paulo Correia, Dr. Viriato Pã etc.) para segurar o poder, semear o caos entre os balantas tentando dividir entre os do Sul e os do Norte para depois tirar proveito de tudo isso. Na tentativa de consolidação do poder seguiram-se vários outros assassínios e desaparecimentos misteriosos: relembramos por ex.  o Sr. Braima Uni (por motivos passionais.?.), Sr. Robaldo de Pina (incómodo), o jornalista português Jorge Quadros (sabia muitos segredos), o Nicandro Barreto (PGR conhecia muitos dossiers comprometedores), etc. etc. Todos eles não tiveram direito a defesas, nem houve uma onda de manifestações e solidariedade como o General teve há dias. Esta sim que é a Justiça a Nino Viera!

A seguir veio a JUNTA MILITAR - acusação: Ansumane Mane é acusado de vender armas aos rebeldes de Casamance. Este refutou a acusação. Na verdade os dois sabiam muito bem desse negócio.
Ficou na história que este GENERAL – NINO - foi 1º guineense de gema que cobardemente proporcionou a invasão do nosso país por tropas estrangeiras (do Senegal e da Guiné-Conakry), que culminou com o seu exílio em Portugal …Brilhante fidjo di tchon …!

Real objectivo era:
Eliminar um adversário político: o Ansumane Mané era CEMGFA e gozava de apoio considerável das FA. Eliminando-o NINO conseguiria escamotear e desviar as atenções de quem eram os verdadeiros traficantes de armas. Conseguiu desta forma mais uma divisão no meio da Classe Castrense.

Durante o seu Exílio em Portugal, através da sua mão invisível como especialista em intrigas, conseguiu que o Ansumane Mané fosse morto, mais tarde o Veríssimo Seabra, porque estes juraram que enquanto fossem vivos NINO nunca voltaria à Guiné.

Quem também fez este juramento foi Carlos Gomes Júnior.
Sempre com sua mão invisível (NINO) passou informações às chefias militares de uma suposta intentona que Carlos Gomes Júnior, com conivência de Veríssimo Seabra, estaria a preparar para decapitar as altas patentes militares de etnia balanta. Fazendo-lhes OUTRA VEZ crer que só o seu regresso – NINO - podia solucionar os problemas. Claro, com negociatas.

O NINO VOLTOU, TUDO VOLTOU.

Violação do Território Nacional com um aparelho militar das FA da Guiné-Conakry. Poucos meses depois, cumpriu a promessa e fez cair o Governo de CADOGO (último jurado). Sucessivamente, seguiu-se a morte misteriosa de Almirante Lamine Sanha, um ex- da Junta, também conhecedor do dossier de traficantes de drogas. Porque será? Entretanto o general fez os seus corredores e foi autorizado a candidatar-se a PR. Ganhou as eleições com mega fraude, numa mega campanha eleitoral financiada por quem? Narco? Não se sabe. Teve também o apoio infeliz do Dr. Kumba Iala e do Fadul, maus serviços prestados à Pátria por estes dois. Agora estão a pagar as favas por isso.

INÍCIO DA ERA DE TRÁFICOS DE DROGA


Pouco tempo após o regresso do chefe à nossa humilde Terra começaram a aparecer nos jornais de todo o mundo classificações do nosso país como a placa giratória de tráfico de droga da América Latina para a Europa. Por mim, a droga já circulava antes do exílio do Chefe em Portugal. Ouvia-se falar de barcos de pesca de uma sociedade mista do chefe que vinha da Guiné-Conakry para os Bijagós, ao complexo turístico da ilha de Maio, tantos cônsules honorários…. etc. etc. Enfim...

Havia notícias de voos e aterragens nocturnas de avionetas no Arquipélago dos Bijagós e no Aeródromo de Kufar.
A apreensão de 650 kgs de coca, consumou a clivagem de CADOGO e Aristides Gomes, que culminou na Formação do PRID de NINO.

A apreensão de avionetas com drogas no Aeroporto e também a apressada queda do governo de Martinho Indafa Cabi, tinham que acontecer. Um rosto de culpado tinha de aparecer. Os militares subestimaram o regresso de NINO, com as drogas, porque o seu objectivo era introduzir e generalizar a prática no seio de militares para depois aproveitar-se do caos. Conseguiu bem isso, a primeira vítima foi o Almirante Bubo Na Tchuto, acusado de ter organizado um GOLPE de Estado.

Reais objectivos:
Afastar um importante adversário e testemunho sobre tráfico de droga e criar divisões. É sabido que Bubo tem apoio e simpatia de muitos militares sobretudo a ala mais nova, o que não agrada ao Chefe.
A derrota estrondosa do PRID nas legislativas é uma consequente derrota pessoal de NINO. Algo tinha de acontecer para desviar atenções. Encenação do ATAQUE À SUA RESIDÊNCIA. Vitimando-se desta maneira angariaria os apoios para aguentar mais tempo. Vítima foi o sargento Tcham IALA. De certeza este deve saber muito sobre dossier do tráfico de droga pois deve ser um dos pupilos do Almirante Bubo.

Reais objectivos:
Atingir Dr. Kumba Iala que pelos vistos deve ter em mãos documentos importantes sobre o tráfico de droga. As denúncias deste durante a campanha não lhe caíram bem. Outro visado vai ser o TAGME. Este que se prepare, porque o comportamento do Chefe não engana.

Chamo atenção especial às ONG guineenses e à sociedade civil, à Liga de Direitos Humanos e às Organizações da Juventude antes de saírem à rua para se manifestarem contra ou a favor de um acontecimento, que façam primeiro uma análise crítica sobre a situação, porque podem estar a prestar um mau serviço ao país. Exemplo de mau serviço ao país foi exactamente o do PGR (ex-líder de LIGA de Direitos Humanos) que pediu e obteve autorização de julgar os militares nos tribunais civis…MEU DEUS. Que eu saiba actualmente, o presidente do Tribunal Militar é um Jurista com Formação em Coimbra. Ele teria todo gosto em aplicar os seus conhecimentos no caso.
Noutros tempos e paradoxalmente o Dr. Viriato Pã, um civil (então PGR) foi julgado, condenado à morte e fuzilado em parte incerta por um Tribunal Militar cujo Presidente na altura tinha sido em tempos ajudante de Carpinteiro, Sr. Humberto Gomes….EHEHEH


Nô GUINÉ...


Enfim...

Com este lindo Curriculum afinal meus irmãos, quem é o pior filho de sempre da nossa pátria?

- Quem matou o sonho de Cabral - Unidade da Guine e Cabo-Verde?
- Quem dividiu para sempre os Guineenses para poder mandar?
- Que é o intrigueiro e o impulsionador das divisões tribais no seio de Forças Armadas?
- Quem foi vendedor de armas aos rebeles de Casamance?
- Quem foi que chamou tropas estrangeiras para invadirem a Guine e matar os guineenses?
- Quem introduziu as intentonas e golpes de estado na Guine?
- Quem introduziu traficantes de drogas na Guine?
- Quem introduziu o "comercio livre" e destruição do senso e orgulho de família guineense?


BOM

NHU KABI, NHU TEM PACIÊNCIA, NHU BAI, NHU LEBA QUIL KU NHU TOMA, NHU DIXA RESTOS PA NÔ FIDJOS E NÔ NETOS… TEM PACIÊNCIA….NÔ PIDIU ANTIS DI BU TISSINU UTRU MUFINESSA.

OBRIGADO

VAMOS CONTINUAR

DE UM HUMILDE FIDJO DI TERRA:

M´BOTÉ N'GUILIM

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org