A BÊNÇÃO

A nau guineense

nô canua

às tempestades demoníacas

resistirá...

 

Das preces do povo sofredor

os sinais da resposta

vindas do Céu

a Terra do Além...

 

São Ventos...

Divinos

que guiarão nossos destinos...

 

É a Luz...

Divina

que nos trará de volta

a lucidez...

 

A nau guineense

nô canua

voltou a ser abençoada...

Fernando Casimiro (Didinho)

15.04.2007

 

A PRIMEIRA PEDRA

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

15.04.2007

 

Fernando Casimiro (Didinho)Depois de alguns dias de reflexão sobre o momento actual na Guiné-Bissau e após várias solicitações no sentido de dar a conhecer os meus pontos de vista sobre a nomeação de Martinho Ndafa Cabi, por parte do general Nino Vieira para o cargo de Primeiro Ministro, começo por dizer o seguinte:

Foi lançada a primeira pedra na grandiosa obra de MUDANÇA para a Guiné-Bissau POSITIVA. 

O país está em movimento, de forma natural, lenta, mas perceptível porquanto consequente.

O Acordo Tripartido que possibilitou a assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Governativa para a Guiné-Bissau através da união de esforços e interesses confluentes com a representatividade dos desígnios nacionais, é, sem dúvida, um marco importante no virar de página da eterna disputa, sempre em ambientes de tensão, entre as principais forças políticas nacionais.

Com efeito, é a primeira vez que, apesar da diferença de ideologias, políticos guineenses se sentam à mesma mesa para debater o melhor para o país, não com insultos e acusações, mas com propostas, ainda que reticentes, mas abertas ao debate nacional.

A legitimidade da queda do Governo de Aristides Gomes através da Moção de Censura aprovada na Assembleia Nacional Popular, se dúvidas levantou foi devido às manobras de deturpação interpretativa da Constituição da República e do Regimento da Assembleia Nacional Popular pelo general Nino Vieira e seus assessores.

Desenganem-se os que depois da aceitação do nome de Martinho Ndafa Cabi para ocupar o cargo de Primeiro Ministro se prontificaram a reconhecer e elogiar a decisão de Nino Vieira como um gesto democrático.

Se Nino Vieira cumprisse com o juramento feito na sua tomada de posse como Presidente da República da Guiné-Bissau, saberia que a sua actuação, entre outras, deveria ser no sentido de defender, de imediato, a Constituição e as leis.

A morosidade na decisão de um procedimento que o próprio Nino Vieira viabilizou em 2005, quando demitiu o Governo do PAIGC dirigido por Carlos Gomes Jr. não deixou passar despercebida a inquietação e o medo perante uma relação de convivência institucional que assumidamente lhe será desfavorável.

Como escrevi anteriormente e reafirmo hoje, um Governo saído do Pacto de Estabilidade será o princípio do fim do regime ditatorial de Nino Vieira!

Um dos argumentos da assinatura do Pacto de Estabilidade é a defesa do interesse nacional e com Nino Vieira, nunca se defendeu o interesse nacional, mas sim a reciprocidade de favores numa relação pessoal de conveniência em que ele Nino sempre se posicionou como o poder absoluto.

Depois de várias audiências, consultas e murros na mesa, restava a Nino Vieira os seus 2 mais que fiéis conselheiros sobre a decisão de viabilizar um Governo do Pacto de Estabilidade, ou forçar a dissolução da Assembleia Nacional Popular.

A almofada foi-lhe sussurrando aos ouvidos o que ele não queria aceitar: "general, perdeste a batalha, rende-te ou perderás também a guerra!"

Depois da noite em claro com a repetição dos conselhos da almofada, foi a vez do conselheiro espelho dar a sua opinião a Nino Vieira:

"general, ou aceitas ou estás sujeito a ficar sem a capa que só eu sei que usas..."

 Não foi uma decisão fácil para Nino Vieira, mas foi a mais acertada, no entanto, a tomada de posse encarregou-se de reforçar a ideia de uma relação incompatível entre o novo Governo e a Presidência.

Nas suas primeiras palavras após ter sido nomeado por decreto presidencial, Martinho Ndafa Cabi sintetizou a acção governativa num modelo baseado na Responsabilidade e Justiça.

Abordou a questão social numa alusão aos ordenados em atraso na função pública e à incidência da fome no seio das nossas populações.

Teve a coragem de anunciar 2 prioridades para o exercício governativo: a corrupção e o tráfico de droga.

Para muitos que torciam o nariz após a indicação do nome de Ndafa Cabi, creio que resta o reconhecimento de uma constatação evidente; o Martinho não é um "yes man", mas sim um defensor de causas nacionais!

Para mais, não há cursos de Primeiro Ministro, o sucesso de uma governação depende de todo um trabalho de equipa e é com base nisso que o trabalho de Ndafa Cabi será questionado quando for caso disso.

Das indicações positivas dadas pelo novo Primeiro Ministro residem os principais pólos de incompatibilidade no relacionamento com a Presidência da República.

A Nino Vieira não interessa, nem convém falar em responsabilidade e responsabilização.

A Nino Vieira não interessa, nem convém ser o Governo a decidir o plano de governação na área da Justiça ou das Finanças.

Porém, cabe ao novo Governo passar das palavras aos actos e aplicar os planos de rigor, credibilidade e legalidade da máquina do Estado.

Cabe ao novo Governo requerer auditorias à situação económico-financeira do país, esclarecer os enriquecimentos suspeitos dos governantes, não só do governo de Aristides Gomes, como de anteriores governações, com casos conhecidos e nunca resolvidos por interferências políticas directas no Poder Judicial.

Cabe ao novo Governo a reapreciação de processos de crime de sangue, do tráfico de armas, do narcotráfico.

Cabe ao novo Governo incentivar os deputados reunidos na maioria parlamentar do Acordo Tripartido, a agendar um debate sobre a discussão da viabilidade da Nova Constituição da República elaborada durante a presidência de Kumba Yalá, mas ignorada por ele, visto restringir os poderes presidenciais.

Cabe ao novo Governo criar condições, reapreciar os estudos e trabalhos produzidos com vista à realização de eleições autárquicas no país.

Cabe ao novo Governo governar, servir o país e o povo guineense.

Cabe ao novo Governo garantir a afirmação da Guiné-Bissau como um Estado de Direito.

Há que acabar com a ditadura!

Deve-se abrir o país ao regresso livre e participativo dos nossos cidadãos na diáspora.

Há que sensibilizar os amigos da Guiné-Bissau a apoiarem acções de solidariedade e investimento no país.

Cabe ao novo Governo sensibilizar os guineenses para os seus direitos e deveres de cidadania.

Tudo isso, sem esquecer a Educação, a Saúde, a luta contra a pobreza e muito mais...

Sabemos que este é um Governo em funções até ás próximas eleições legislativas a realizar provavelmente em Outubro de 2008, mas o Pacto de Estabilidade Governativa foi assinado para um período de dez anos, o que pressupõe a continuidade deste mesmo Governo para lá das eleições de 2008.

É com base nisso que se deve incentivar o Governo a trabalhar para atingir os objectivos propostos, quer a curto, médio ou longo prazo.

Vejo um horizonte positivo para a Guiné-Bissau, apesar de muitos caminhos por desbravar.

A Guiné-Bissau está em mudança e eu, Fernando Casimiro (Didinho) não ficarei indiferente a essa mudança!

A coragem do Martinho merece desde já o meu total apoio, no entanto, se um dia tiver que o criticar, sei que o Martinho levará isso em conta como forma de ajudá-lo a melhorar o seu trabalho!

Vamos continuar a trabalhar!

www.didinho.org