2 NOVOS CASOS CLÍNICOS

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

05.09.2009

CASO CLÍNICO 1

Uma senhora de 42 anos de idade, diagnosticada com cancro dos seios com metastases nos pulmões e encéfalo.

Apesar de quimoterapia e radiação, apresentou-se com dispneia e a TAC mostrou o brônquio direito parcialmente obstruído; Tive que colocar um stent no brônquio direito, com melhoria transitória da dispneia.

Infelizmente, ela não tem muito tempo de vida e dentro de semanas, não estará mais entre nós…

Seguem as imagens da TAC dos pulmões com metastases e da cabeça com metastase na área occipital.

 

1 - Nunca é demais salientar a importância do auto-exame dos seios pelas nossas mães, irmãs e filhas (quanto mais cedo se detecta o cancro dos seios, mais eficaz é o seu tratamento.

2- Foi o terceiro caso em 4 semanas...

 

 

 

CASO CLÍNICO 2

 

Há 6 semanas, um jovem de 31 anos de idade (sem historial clínico, não fumador, não consumidor de álcool ou drogas), estava a limpar a piscina com ácido murâmico e acidentalmente, inalou uma quantidade moderada de gás.

Começou com dispneia (ia todos os dias ao ginásio, mas depois desse episódio, não conseguia sequer subir as escadas para o primeiro andar da sua casa.

Nos serviços de urgência, a radiografia torácica e a TAC mostraram infiltrados pulmonares típicos de ambientes de acções militares. Devido à história da inalação do ácido, pensamos que era mais um caso de lesões pulmonares devido à inalação de gás; Esteve no hospital por 48 horas e como melhorou, teve alta, mas aconselhei-o a ver-me no consultório 4 dias depois da alta.

Nessa altura, repeti a radiografia e estava na mesma. Resolvi fazer uma broncoscopia com biopsia no dia seguinte e 24 horas depois recebemos o resultado (uma das 3 biopsias era positiva para adenocarcinoma)!

Foi um choque para mim, para o doente e para a esposa; Mas, como a medicina ainda não atingiu a fase em que é 100% certa, aconselhei-o a tentar uma segunda opinião em Cedars Sinai (Beverly Hills, Los Angeles) e ao mesmo tempo falei com o nosso patologista para enviar a amostra ao Mayo Clinic em Scottsdale (Arizona) para uma segunda opinião do Dr. Kevin Leslie - reconhecido por todos como a autoridade Mundial número 1 em anatomia patológica dos pulmões. Ainda estamos à espera do seu parecer.

1 - A pergunta que se faz: Se se confirmar ser cancro, qual é a origem?

Próstata?

Cólon?

2 - Em casos destes, pessoas jovens diagnosticadas com cancro, sempre é melhor obter uma segunda, terceira, ou mesmo quarta opinião antes de se iniciar a quimoterapia, etc.

3 - Infelizmente, um jovem que recentemente mudou de Beverly Hills, que começou a montar um escritório, com muitos sonhos e futuro pela frente, está confrontado com a possibilidade de ter cancro metastático.

4 - Geralmente não dou o meu número celular a doentes (telefonam à 1,3, 4 da manhã), mas neste caso, dei o número e estamos sempre em comunicação.

Seguem as imagens da radiografia, da broncoscopia e do relatório da patologia.

 

 


 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org