27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo (WTD)

 

 

 

Secuna Baldé

29 de Setembro de 2010

secbalde@hotmail.com

 Secuna BaldéO dia mundial do turismo é comemorado a 27 de setembro. A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979. Durante a realização de uma Assembleia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro.

A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979. A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo proporciona.

           Em 2009, o tema abordado no encontro da OMT foi sobre “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência”, levando o assunto como grande interesse da área, buscando alertar a população sobre os danos da degradação do meio ambiente e apresentando os bons resultados das práticas turísticas de preservação. Este ano, o  Dia Mundial do Turismo (WTD) teve como tema “Turismo e Biodiversidade” para chamar atenção nos dois desafios globais mais prementes do nosso tempo: o uso sustentável dos recursos ambientais e a erradicação da pobreza extrema. As celebrações oficiais aconteceram, na China, no dia 27 de setembro. E entre diversos eventos que se realizaram por todo o Mundo.

É necessário compreender que, a preservação do meio ambiente, é também, um ato de cidadania e justiça.

         Vivemos um momento único na história da Humanidade e do planeta, pois entramos numa fase crítica por enfrentamos problemas ambientais desastrosos. É um fato assegurado que se as pessoas não mudarem de mentalidade, estes problemas ambientais causados pela própria Humanidade podem, em breve, extinguir toda a vida no planeta. Assim, é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na proteção da Natureza a todos os níveis e sentidos. Cada pessoa tem a responsabilidade moral de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação global.

          Cada um de nós, precisa ter a consciência que, é obrigação de todo o ser humano do planeta cuidar do meio ambiente, para evitar uma tragédia maior com o clima. Não adianta só falar, temos que agir para salvarmos o nosso planeta. A natureza já vem dando muitos sinais de que não está gostando do modo como a tratamos. Vejamos o que cada um pode fazer, entre pequenas ações que resultarão num grande resultado: é preciso termos em mente que, por ambiente, entende-se não apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos inter-relacionados.

         Todos os dias vemos na televisão horrores em relação ao meio ambiente. Continuamos a pautar pelo desrespeito ao meio ambiente, fruto da ignorância sobre o planeta e sua natureza. Meus senhores, é hora de agir, antes que seja tarde!

Faz-se necessário ter consciência de que as nossas vidas, os futuros dos nossos descendentes e do mundo, dependem de um Ambiente saudável, o que se consegue através de um desenvolvimento natural e sustentável. Por isso, é moralmente correto e ético fazê-lo.

Respeitar toda a vida, seja animal, vegetal e mineral, é demonstração do desenvolvimento de conhecimentos, compaixão e sabedoria espiritual, porque fazemos parte da Natureza e, destruí-la, equivale a uma autodestruição, aniquilação da Humanidade e da vida no planeta.

          Vamos lutar para reverter os danos causados ao meio ambiente, porque estamos num barco, já furado. Ou nos unimos para consertá-lo ou morreremos todos juntos! A natureza foi colocada no planeta para servir o homem, com suas matas, fontes de água pura e ar puro. Mas nossas vaidades e a ganância têm nos cegado, e na nossa horrorosa ignorância, estamos exterminando as matas do planeta. Sem as matas, as fontes de água doce vão desaparecendo, os rios vão diminuindo, perdendo força, assoreando e até secando.

Você que mora perto de um rio, ou conhece um, passe por lá hoje, e vê em que estado ele se encontra, para entender que tudo que estou falando aqui não é brincadeira. Os rios estão secando, os peixes estão desaparecendo, sem água doce, a vida não seria possível na terra, a natureza está se acabando, e as mortes serão dolorosas! 

           Vamos agir para salvarmos o planeta e as nossas vidas.

Quem não gosta de ter uma casa limpa, quando programa receber um visitante agradável? Fazemos de tudo para que o lar se torne o mais agradável, confortável e limpo possível.

Que tal começarmos a pensar assim com relação à Terra? Não que iremos receber visitas (interplanetárias?!), mas pelo fato de querermos um mundo melhor!

Queremos mergulhar na praia sem medo de adquirir doenças; andar na mata e respirar o ar puro das nossas florestas; andar na cidade e ter menos poluição, menos sujeira nas ruas.

Meio ambiente, nos alimenta e fornece tudo o que é necessário para nossa sobrevivência e das outras espécies. Temos que agir juntos, trabalhando para salvar o planeta e as nossas vidas, porque o futuro do planeta e dos nossos filhos e netos está em nossas mãos.

         Vamos tomar atitudes antes que seja tarde, reagir a favor da proteção do meio ambiente. Divulgue para seus amigos, filhos, parentes e colegas de trabalho para que adotem a cultura da proteção do meio ambiente.

Quanto mais rápido agirmos, melhor será. Se não defendermos a Terra, ela se defenderá. Seja solidário, doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Eles podem ser úteis para outras pessoas.

Conserte os eletrodomésticos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo. Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.

Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.

Guarde o lixo com você até encontrar um local adequado caso estiver na rua. Utilize talheres, copos e pratos de louça. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.

Tenha em casa uma pequena composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Ela produz adubo natural para o seu jardim e de seus vizinhos.

Caros concidadãos, a cada dia que passa, estamos ficando sem opções de salvar o planeta. Por isso, vamos rezar para que os países, os líderes e os homens tenham coragem de mudar. Mas, enquanto rezamos, façamos alguma coisa para salvar o planeta!

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."
(Profecia feita há mais de 200 anos por
"Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.)

 

 “Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.(Mahatma Gandhi).

Dr. Secuna Baldé - Técnico em Gestão de Informática, Graduação em Turismo, Pós-Graduação em MBA Gestão Empresarial e de Pessoas, Ambientalista e ativista dos Direitos Humanos.

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Turismo de 2010 pode visitar o site oficial

4.   


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org