20 De Janeiro de 1973 - Uma data infeliz para todos os filhos da GUINÉ-BISSAU e de CABO-VERDE

 

 

 

Por: Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

20.01.2009

Faz hoje 36 anos que a nossa pátria amada perdeu um dos seus melhores filhos, senão mesmo o melhor! É verdade que qualquer mãe ama os seus filhos de igual forma. Mas  existem aqueles que conseguem marcar os seus irmãos de uma forma exemplar, ficando assim na história da própria nação.

No título vem referido que esta data é infeliz para Guineenses e Cabo-verdianos, mas em boa verdade, esta data é triste para todos aqueles que acreditam na palavra LIBERDADE. Esta palavra por si só explica todas as acções de Amílcar Cabral! Ele morreu em nome da liberdade, morreu por acreditar que todas as pessoas têm o direito de nascerem livres e assim viverem. Amílcar Cabral morreu por ter sonhado, porque acreditou no seu sonho. Um sonho que hoje vem sendo destruído, por alguns daqueles que foram seus camaradas.

Amílcar Cabral teve o sonho mais bonito que qualquer filho podia ter para a sua nação. Mas fez mais do que isso, pois belíssimos sonhos… todos são capazes de idealizar. O maior problema é lutarmos pelos nossos sonhos. É isso que distingue cada ser humano! A capacidade de lutar, sacrificar; a coragem de arriscar a própria vida em nome de um sonho colectivo. O que distingue um homem do outro, é a capacidade de pensar nos outros antes mesmo de pensarmos em nós e, isso Cabral fez sem pensar duas vezes!

Um homem dotado de uma inteligência rara, que foi capaz de colocar toda a sua inteligência em defesa dos interesses colectivos dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo-verde. Um homem que foi capaz de se entregar por uma causa sublime e justa. Causa a qual só podemos dar um nome: AMOR! Amor ao povo, amor a uma nação em que ele acreditava, amor à liberdade humana em geral. É por todos estes motivos que os Africanos em geral e Guineenses e Cabo-verdianos em particular terão uma dívida eterna com Amílcar Cabral, não só pelo que fez para libertar estes dois privilegiados povos do inferno que era o colonialismo português, mas também, por ter contribuído significativamente para alimentar o sonho do continente dourado.

Aos assassinos que cometeram tamanha maldade, importa dizer que ao matarem covardemente Amílcar Cabral, talvez tenham conseguido matar o PAIGC fundado por este (por aquilo que hoje assistimos). Mas com toda a certeza, não conseguiram matar o seu sonho! Pois o sonho ainda persiste nos corações de muitos e bons filhos da Guiné e de Cabo-verde. O sonho vem sendo sistematicamente adiado, mas há-de chegar o dia em que o sonho será uma realidade, sustentado pelo amor do povo, pela paz, pela igualdade perante a lei. Sustentado pela fome de mudança que mora no coração do povo.

Um forte abraço a todos aqueles que foram e são fiéis aos ensinamentos de Cabral, vivos e mortos.

_________________________

Com os desafios com que a humanidade hoje se debate, não deixa de ser importante salientar a coincidência deste dia. O dia em que um afro-americano assume o comando da nação mais poderosa do mundo. Os desafios de hoje são amplamente diferentes daqueles que foram encarados no passado, mas em boa verdade o mundo de hoje vive à procura de pessoas como Cabral. Pessoas capazes de colocar valores à frente da ambição; pessoas capazes de colocar os outros em primeiro lugar. E todos acreditamos que Barack Obama representa essa espécie rara de pessoas.


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org